Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/09/2020 - 13h35min

Presidente da Frente da Cultura, Paulinha enaltece Lei do Mecenato

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Avaliando que foi a melhor notícia do ano para a cultura catarinense, a líder do Governo, deputada Paulinha (PDT), informou no último sábado (19), nas redes sociais, que foi regulamentada a lei 17.942, de 12 de maio de 2020, pelo governo do Estado. Paulinha é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura.

A regulamentação da lei conhecida como Mecenato foi publicada na última sexta-feira, dia 18 de setembro de 2020, no Diário Oficial do Estado, através do decreto número 843 do governo do Estado, representando um avanço e um alívio para o setor cultural.  

"Um avanço por que foi resultado de uma construção pavimentada no bom senso e na responsabilidade envolvendo o governo, parlamento e a classe artística”, afirma.

Paulinha explica que o Estado tinha urgência em ter uma lei de incentivo à cultura, mas tinha que ter certos critérios. “Como por exemplo, um teto, um limite estabelecido, com responsabilidade, para investimentos do Estado em projetos culturais.”

Além da definição do teto de até R$75 milhões por ano, foram estabelecidas as alíquotas que cada empresa pode investir. Uma empresa de pequeno porte pode investir até 15% do ICMS, por exemplo. Uma de média porte até 10% e uma de grande porte, até 7%. Ainda ficou estabelecido que o recurso captado pelo artista será depositado pela empresa na conta do projeto. "Foram respeitadas exigências e necessidades”. 

Para ela, foi o resultado de muito diálogo e sintonia entre o governo do Estado, parlamento e classe artística. "Mesmo com tantos desafios postos pela pandemia, a classe artística foi lembrada pelo atual governo. Está aí, a regulamentação do mecenato para a cultura, alcançando até o limite de 75 milhões de reais por ano!  Agora, as empresas catarinenses poderão aplicar parte do valor dos seus impostos pra incentivar diretamente a nossa cultura.”

"Feliz por demais, por realizar esse sonho, pelas mãos do governo e do governador Moisés! Obrigada Paulo Eli, obrigada Michele, obrigada Ana Lúcia Coutinho e todos os que se envolveram nesta  importante pauta! É nessa Santa Catarina que eu acredito”.

 

VALQUIRIA Guimarães 

Assessoria de Comunicação

Deputada Paulinha (PDT)

48991047676

Voltar