Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/06/2018 - 17h25min

Presidente da Comissão de Educação da Alesc visita a EEB Ivo Silveira

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti na Escola de Educação Básica Ivo Silveira, em Palhoça

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste 5 de junho, a presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc, deputada Luciane Carminatti (PT), visitou a Escola de Educação Básica Ivo Silveira, em Palhoça.

A parlamentar recebeu convite para conhecer o projeto Horto Florestal, voltado à conscientização para preservação do meio ambiente. O espaço, antes inutilizado, acolhe a plantação de árvores frutíferas, flores, ervas e hortaliças.

Com a coordenação do professor Adriano Curcio, a comunidade escolar se envolveu na construção de uma composteira para reaproveitar resíduos orgânicos da merenda escolar; uma cisterna com capacidade de coletar até 5 mil litros de água da chuva, um sistema de drenagem e uma estufa para o cultivo de plantas, legumes e verduras.

Projetos interdisciplinares são realizados por professores e alunos no local, onde funciona também uma sala de aula ao ar livre. A comunidade participa das atividades e colhe hortaliças e chás.

"Um belo projeto que serve de exemplo para outras escolas. Os alunos se envolvem, aprendem sobre a prática de cultivo, mas sobretudo sobre cidadania e respeito e cuidado ao meio ambiente", afirma Luciane.

A parlamentar conversou ainda com os professores sobre as pautas da educação, entre elas o cancelamento do Ofício 184/2018, da Secretaria de Estado da Educação, que exigia a demissão de assessores de direção das escolas estaduais que funcionam nos três turnos.

"Também ouvimos dos profissionais uma avaliação sobre o processo de implantação da escola em tempo integral. Esse é um tema que desafia a gestão da educação em SC, pois ao mesmo tempo em que o ensino integral é fundamental para a formação dos alunos, as escolas não têm infraestrutura adequadas. A comunidade escolar fica refém das decisões dos governos de cortar recursos da educação", reflete Luciane.

Ginásio Poliesportivo Raphael Martins
A presidente da Comissão também entregou uma placa ao diretor da EEB Ivo Silveira, Ademir Stahelin, com a Lei 17.217/2017, que denomina Raphael Martins dos Santos o Ginásio Poliesportivo. Luciane foi uma das principais articuladoras da aprovação da Lei, permitindo que a comunidade prestasse homenagem ao ex-aluno Raphael.

O ginásio ainda não foi inaugurado, pois as obras estão paradas há sete meses. "Infelizmente é mais uma das obras inacabadas do Estado. Enquanto Comissão de Educação, vamos reivindicar ao governo de SC a urgente conclusão dos trabalhos, para que o espaço possa ser usufruído pela comunidade escolar, especialmente pelos professores e alunos do ensino integral", conclui Luciane.

 

 

ESTER KOCH DA VEIGA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
048 9911-0347

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar