Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/04/2019 - 18h35min

Presença da mulher na política e ações da Bancada em roteiro pelo Oeste de SC

Imprimir Enviar
Marlene participa de debate sobre mulheres na política, em Pinhalzinho. FOTO: Divulgação

A deputada Marlene Fengler (PSD) participou na noite da última quinta-feira (25) da Segunda Roda de Conversa sobre participação e protagonismo das mulheres na política, promovida pela Bancada Feminina da Câmara Municipal de Pinhalzinho, no Oeste. O evento, realizado nas dependências da Câmara, reuniu cerca de cem pessoas entre lideranças empresariais, comunitárias e políticas da cidade e região.

O foco dos debates foi a baixa representatividade das mulheres em cargos eletivos. Em 2018, por exemplo, das 1.059 vagas de deputados estaduais no país, apenas 161, ou seja 15,2%, foram conquistadas por mulheres e das 40 em Santa Catarina, foram apenas cinco, segundo a parlamentar.

Marlene ressaltou que é um desafio para as mulheres conciliarem a vida pessoal com as atividades políticas, porque em geral, no Brasil, é sobre elas que recai toda a atribuição do trabalho reprodutivo, que inclui os afazeres domésticos não remunerados e os cuidados com a família, uma sobrecarga que dificulta a evolução nos ambientes sociais e profissionais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, 90,7% das mulheres ocupadas realizavam afazeres domésticos e de cuidados. Entre os homens, esse percentual era 51,3%.

"Essa sobrecarga para as mulheres acaba inibindo a participação na vida política", disse Marlene ao destacar que "não é fácil encarar os desafios, mas alguém vai ocupar as vagas nas disputas eleitorais e se não forem as mulheres, serão os homens". Ela incentivou as participantes a encararem o desafio da política ao defender que "as coisas só mudam se a gente entender que precisa fazer parte do processo de mudança."

Na sequência do roteiro pelo Oeste e Extremo-Oeste, na manhã de sexta-feira (26), a deputada fez um breve relato de sua atuação parlamentar e dos resultados obtidos pela Bancada do Oeste, da qual é coordenadora, para prefeitos e representantes de 19 municípios na reunião do Consórcio de Desenvolvimento Regional do Extremo-Oeste (Conder), vinculado à Associação dos Municípios da região (Ameosc), em São Miguel do Oeste. Marlene contou aos participantes que recebeu do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, a garantia de que a União vai liberar R$ 35 milhões para a continuidade das obras da BR-282.

A parlamentar explicou que esteve na semana passada em Brasília e acompanhou a bancada federal em reunião no Ministério. Marlene ressaltou que a união de vários parlamentares em torno das causas do Oeste, independentemente de posições partidárias, está trazendo resultados concretos a demandas consideradas prioritárias para o desenvolvimento da região, como a ampliação do aeroporto de Chapecó e a manutenção da BR-282.

Além da participação no Conder, a parlamentar se reuniu com o prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, para informar que já entregou ao secretário estadual da Saúde Helton de Souza Zeferino, em nome da Bancada do Oeste, pedido para que o Executivo adote medidas administrativas para instalação de uma unidade do Hemosc junto ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, na cidade. Informou também que a solicitação está em análise pela FAHECE, a fundação de apoio ao Hemosc e Cepon. 

À tarde, Marlene representou a Assembleia Legislativa nas comemorações pelos 30 anos de emancipação política do município de Tunápolis. No discurso que fez às centenas de pessoas que participavam da celebração, destacou o perfil empreendedor da região e da população local. "Essa é uma região de pessoas trabalhadoras, engajadas e do bem". Na sequência, foi convidada pelo prefeito Renato Paulata a servir uma fatia do bolo de 30 metros à uma moradora local, dona Catarina, de 92 anos.

À noite, em Chapecó, a deputada recebeu cerca de 150 lideranças políticas, empresariais e comunitárias na abertura do escritório regional de apoio à atividade parlamentar. O local deverá servir como extensão do gabinete na Capital com a comunidade do Oeste e ser um ponto de apoio para tratar das demandas dos municípios da região.

Voltar