Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/05/2019 - 17h32min

Prefeitos cobram apoio para recuperação de prejuízos causados pelas chuvas

Imprimir Enviar
Deputado Volnei Weber em reunião na Defesa Civil

Seis prefeitos e vereadores de municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias participaram nesta quarta-feira (29) de audiências programadas pelo deputado Volnei Weber (MDB) nas secretarias de Defesa Civil e da Infraestrutura, com o objetivo de assegurar apoio para a recuperação dos municípios. A prioridade está no levantamento dos prejuízos, mas há situações urgentes na recuperação de vias, especialmente em pontes que foram destruídas. O secretário da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, assegurou a possibilidade de ser firmada parceria para a reconstrução de pontes, com um projeto básico, contando com as administrações municipais para a execução de obras de cabeceiras.

O fornecimento de kits de limpeza, higiene e água também foi ofertado aos prefeitos dos municípios Sangão, Jaguaruna, Laguna, Imaruí, Pedras Grandes e Treze de Maio. A maioria dos municípios está em estado de emergência desde sexta-feira passada. Jaguaruna chegou a decretar estado de calamidade. Os municípios tiveram prejuízos estruturais com perdas de pontes, bueiros e calçamentos de estradas e ruas, estão com estradas vicinais praticamente interditadas e há casos em que a rede escolar suspendeu aulas. Isso sem contar os prejuízos em residências, no comércio e em instalações industriais.

O secretário da Defesa Civil alertou para a possibilidade de mais chuvas ocorrerem nos próximos dias, aumentando a situação de risco em terrenos que já se encontram encharcados. Já o secretário da Infraestrutura, Carlos Hassler, recebeu os prefeitos mais não firmou compromisso com investimentos enquanto os levantamentos do municípios não estiverem concluídos. No entanto, ele se comprometeu a acompanhar a situação e levar ao governador Carlos Moisés os pleitos apresentados pelos prefeitos.

Para o deputado Volnei Weber, a situação exige ação rápida para a recuperação ao menos das vias principais, de pontes, para que as cidades possam retomar vida normal. Ele assumiu o compromisso de manter sintonia fina com os municípios e servir de intermediário no que se fizer necessário com o governo. “Nesse momento, eu espero um gesto solidário do governo, e tenho certeza de que a burocracia não impedirá uma ação rápida, pois na ponta do problema estão pessoas que precisam retomar suas vidas.”

 

Assessoria da Bancada do MDB

Acompanhe Volnei Weber


Volnei Weber
Voltar