Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/06/2018 - 17h13min

Prefeitos apresentam resultados na Comissão de Transportes da Alesc

Imprimir Enviar
Deputado João Amin, presidente da Comissão de Transportes

A próxima reunião ordinária da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano (CTDU) da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado João Amin (Progressistas), vai contar com a presença dos prefeitos Magno Bollmann, de São Bento do Sul, João Carlos Gottardi, de Corupá, Rubens Blaszkowsky, de Campo Alegre e Julio Cesar Ronconi, de Rio Negrinho. Agendada para o dia 6 de junho, às 11h, na Sala de Reunião das Comissões, os prefeitos vão expor as ações realizadas pelo Consórcio Municipal Quiriri e os resultados alcançados nesses municípios do Planalto Catarinense.

Criado em 23 de setembro de 1997, o consórcio foi uma solução para planejar e resolver questões comuns aos municípios da região, reunindo representantes da sociedade civil e do governo municipal.

O consórcio se sustenta em princípios que devem ser respeitados por todos os membros como o não partidarismo, o uso de bacia hidrográfica como unidade de planejamento ambiental, a integração do estado com a sociedade civil incluindo organizações não governamentais e os recursos naturais respeitados independentemente das divisas político-administrativas entre os municípios.

Ao longo dos anos, foram definidos programas de ação como Tratamento Participativo de Resíduos Sólidos, Unidades de Conservação, Recursos Ambientais, Educação Ambiental e Turismo Rural.

Exemplos de resultados
Por meio do programa de Tratamento Participativos de Resíduos Sólidos, São Bento do Sul passou a reciclar metade do resíduo gerado, totalizando cerca de 2 mil toneladas por mês.
Com o programa Unidades de Conservação, foram criadas cinco unidades, totalizando 48.085 hectares (24% da área dos quatro municípios). Já com o projeto Áreas de Proteção Ambiental (APAs), buscou-se definir as áreas onde há ambientes naturais a serem protegidos ou utilizados com mais cautela no sentido de garantir a potabilidade da água em lugares considerados como reserva de abastecimento público.

O quê: Reunião Ordinária da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano (CTDU) - apresentação das ações do Consórcio Intermunicipal Quiriri
Quando: 06 de junho de 2018, quarta-feira - 11h
Onde: Sala de Reunião das Comissões

Voltar