Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/07/2015 - 14h20min

ARTIGO - Por um Fies de Santa Catarina - Deputado Mário Marcondes

Imprimir Enviar
Deputado Mário Marcondes FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Ao longo deste ano, milhares de alunos sofreram um duro golpe com a redução dos recursos do Financiamento Estudantil (FIES).  Por alguns meses o sistema que não aceitava inscrição, tinha panes a todo instante, foram horas e mais horas a frente do computador tentando desesperadamente obter a sua inscrição para o empréstimo (sim o Fies é um empréstimo e não um presente) que possibilitaria sua manutenção na universidade.

Após várias prorrogações de prazo, inclusive de decisão judicial que obrigava o MEC a ampliar o período de inscrições, veio à tona a verdade, o ministro Renato Janine Ribeiro afirmou que o recurso estava esgotado. Faltou respeito com esses estudantes e sinceridade com o povo brasileiro, que esperava outro comportamento no ano da “Pátria Educadora”.

Agora para o segundo semestre o MEC anunciou a reabertura das inscrições ao Fies, mas com novidades: 1. Os juros praticamente dobraram; 2. Serão priorizados os alunos do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Mais uma vez Santa Catarina é prejudicada pela União. Ora, se o programa é um empréstimo concedido para quem precisa, porque tratar brasileiros de forma diferenciada?

Mas, não adianta apenas reclamar, cobrar ou mobilizar a sociedade. É preciso agir! Por isso protocolei ainda em março deste ano, Indicação (0174.9/2015) ao governador do Estado, Raimundo Colombo, para que Santa Catarina crie seu próprio Fies ou Crédito Educativo Estadual. Apontei inclusive, como fonte de recursos uma contrapartida das empresas que recebem isenção fiscal para se instalarem em nosso Estado e um percentual do Fundo Social. Após alguns anos, como o recurso retorna ao Estado com o pagamento dos alunos contemplados, o programa fica auto-sustentável.

Nosso mandato tem como principal compromisso a Educação e possibilitar o acesso ao Ensino Superior é tarefa fundamental para todos nós que buscamos uma sociedade mais justa e sustentável. Contamos com a sensibilidade de nosso governador e o apoio da sociedade catarinense para a criação do Fies catarinense!

 


Renata Furlanetto
Jornalista DRT SC 02836 JP
Assessoria de Comunicação
Deputado Mário Marcondes
(48) 3221-2801 / (48) 9972-5902

Voltar