Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/03/2015 - 16h36min

Por proposição de Cobalchini, Alesc cria Frente Parlamentar SC-Itália

Imprimir Enviar
Deputado Valdir Cobalchini

Por proposição do deputado Valdir Cobalchini (PMDB) e assinatura de mais 14 deputados, a Assembleia Legislativa criou a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália. O objetivo é buscar aproximação e resgatar laços de amizade entre os Parlamentos catarinense e italiano, além de trabalhar ações que fomentem a cultura, economia e desenvolvimento.

Cobalchini justifica sua proposição citando o fato de que aproximadamente 30% da população de Santa Catarina descende de italianos. “Temos descendentes de italianos em praticamente todas as regiões de nosso estado e podemos trabalhar oportunidades de aproximação entre o nosso Parlamento e o Parlamento italiano, visando ações conjuntas nas mais diversas áreas”, explica o deputado.

Os italianos formam a corrente imigratória mais numerosa já recebida por Santa Catarina. Começaram a chegar ao estado em 1875, provenientes principalmente das regiões do Vêneto e da Lombardia. Assim como ocorreu com os alemães, foram criadas dezenas de colônias etnicamente italianas, sendo as mais prósperas na região do Vale do Rio Tubarão. No início do século 20, italianos vindos do Rio Grande do Sul passaram a migrar para o Oeste de Santa Catarina, e ali as colônias italianas prosperaram.

Voltar