“Ponte Hercílio Luz revela incompetência dos governos catarinenses”, diz Dresch
Fechada para o tráfego há 27 anos, ponte já custou mais de R$ 600 milhões em obras de recuperação
Na tribuna da Assembleia Legislativa, o líder do PT, deputado Dirceu Dresch, revelou-se revoltado com a forma como vem sendo conduzido o processo de recuperação da Ponte Hercílio Luz, que liga o continente à Ilha de Santa Catarina. Desde que foi interditada em 1991, Santa Catarina já alocou R$ 618,9 milhões nas obras da ponte, que não tem prazo para ser reaberta.
Dresch citou dados apurados pelo jornal Diário Catarinense em reportagem dos jornalistas Ânderson Silva e Cristian Weiss. Desde 1990 já foram realizados 20 contratos entre o governo do Estado e as empresas responsáveis pelas obras de recuperação da estrutura. Os R$ 618,9 milhões correspondem a valores já gastos, corrigidos pela inflação e somados a valores que serão empenhados, como o novo aditivo de R$ 37 milhões exigido pela empresa responsável para que as obras continuem.
“Não é possível que os cofres de Santa Catarina continuem sangrando recursos que faltam em tantos setores, como na saúde, no qual pessoas morrem por falta de atendimento. O dinheiro público está indo para o ralo por falta de um planejamento estratégico dos governantes que passaram por aqui e lamentavelmente vamos continuar acompanhando a situação de uma ponte que futuramente poderá ser só uma ideia para um cartão postal. A Ponte Hercílio Luz revela a incompetência dos governos catarinenses. Se um dia for reaberta, milhões continuarão sendo gastos com a manutenção de uma estrutura feita com materiais obsoletos e não resistentes à maresia”, disse Dresch.
CPI - Em 2014, o deputado Dirceu Dresch e o então deputado Sargento Soares chegaram a propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o gasto milionário na recuperação da Ponte Hercílio Luz, mas não conseguiram arregimentar assinaturas suficientes para abertura do processo.
Crime de lesa-pátria: Dresch comparou o dinheiro aplicado na Ponte Hercílio Luz com outras obras de maior porte, como a ponte estaiada Anita Garibaldi, em Laguna. Construída em três anos, a ponte com 2,8 quilômetros de pistas duplas consumiu R$ 886 milhões. A Ponte Hercílio Luz tem um terço do tamanho, já são 27 anos de interdição e o volume de recursos empenhado nessa estrutura se compara ao da nova ponte de Laguna. "É um crime de lesa-pátria, são recursos federais e estaduais que foram para o ralo".
Assessoria de Imprensa
Deputado Estadual Dirceu Dresch - Líder do PT na Alesc
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