Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/04/2013 - 13h31min

Poluição do rio Itajaí é abordada na Alesc pelo deputado Aldo Schneider

Imprimir Enviar
Deputado Aldo Schneider (PMDB)

O deputado Aldo Schneider (PMDB) chamou a atenção, em pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (16), para o grave quadro de poluição que sofre o rio Itajaí-Açu, principalmente na região do Alto Vale, com o lançamento indiscriminado de lixo, esgoto e agrotóxicos, além da destruição das matas nas margens e a ocupação irregular do solo. “Temos inúmeros exemplos de descasos com o maior rio catarinense e que já se configuram como problema de saúde pública”, destacou Schneider.

O parlamentar assinalou que em algumas cidades da região chega a ser chocante a quantidade de lixo - garrafas pet, isopor, sacolas plásticas, entulhos, colchões velhos, pneus que levarão anos para se decompor – lançado nos fundos das residências e que descerá para dentro do rio na próxima chuva.

Lembrou que existem iniciativas, como a da Usina Salto Pilão, através de educação ambiental, que visam auxiliar na mudança desta realidade. “A Usina Salto Pilão, em iniciativa inédita no Alto Vale, está coordenando uma ampla campanha, denominada de O Rio Itajaí Pede Nossa Ajuda, que visa, acima de tudo, sensibilizar a comunidade regional para uma mudança de atitude em relação à conservação dos recursos hídricos”.

Schneider disse que o processo de poluição e degradação ao longo do rio interfere na vida de milhares de pessoas e de dezenas de municípios. “É necessário que busquemos uma agenda positiva para a mudança desta triste realidade”, pontuou.

 

Com informações de Jair Fabiciack - JF Comunicação LTDA
Jornalista SC 04019 JP - Administrador CRA/SC 11.429
(47) 8816-8284  - Ibirama/SC

Voltar