Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/09/2016 - 16h42min

PL prevê exames de graça para doentes renais crônicos em SC

Imprimir Enviar
Deputado Milton Hobus

O deputado Milton Hobus (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que obriga o serviço público de saúde de Santa Catarina realizar exames Parcial de Urina Tipo I e Creatinina Sanguínea, para o cidadão que faça parte de grupo de risco de Doença Renal Crônica (DRC).

De acordo com o PL, estão inseridos nesse grupo recém-nascidos que pesem até 2,5 kg (dois quilos e meio), diabéticos, hipertensos, obesos e maiores de 50 (cinquenta) anos. O documento já foi protocolado na Alesc e deverá passar pelas Comissões, antes de ir a votação no Plenário da Casa.

Milton Hobus justifica o Projeto de Lei, devido a doença ter se tornado um problema de saúde pública, considerado preocupante em todo o mundo. Segundo dados de um estudo feito pela Universidade Federal de Goiás, somente em 2015, 10% (dez por cento) da população mundial foi acometida de DRC, número que se eleva para alarmantes 30% (trinta por cento) a 50% (cinquenta por cento) nas pessoas com idade superior a 65 anos.

A pesquisa acadêmica aponta que pelo menos 2 milhões de pessoas tenham algum tipo de problema renal. Em 2008, cerca de 87 mil pessoas realizavam algum tipo de tratamento substituição.

Segundo Hobus, a doença é assintomática, pois 70% (setenta por cento) dos pacientes em tratamento de diálise somente descobriram a doença quando já apresentavam comprometimento da função renal. “Precisamos estar atentos e reforçar a cultura preventiva, também na saúde pública,” destaca.

Em face de os custos dos referidos exames não serem expressivos, mesmo os praticados na rede particular, parece-nos que a estratégia de sua gratuidade na rede pública de saúde, com a correspondente campanha de informação, é medida que se impõe para melhorar a qualidade de vida dos catarinenses e diminuir os índices de acometimento de DRC. Após aprovado pelos deputados, o projeto segue para o Poder Executivo de Santa Catarina.

 

Assessoria de Imprensa - Milton Hobus
Deputado - PSD
Paulo Cesar Santos
MTE/SC 05812 - JP
48 3221 2949
48 9911 0153
48 9141 0880

Voltar