Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/08/2017 - 15h09min

Projeto declara festas de reis e rainhas dos clubes de caça e tiro patrimônio imaterial

Imprimir Enviar
Deputado Jean Kuhlmann

Resgatando a importância das tradições alemãs para o Estado, projeto apresentado pelo deputado Jean  Kuhlmann (PSD) propõe que as Festas de Reis e Rainha dos Clubes de Caça e Tiro sejam declaradas Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina.
A Constituição Federal estabelece ser competência concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal para legislarem sobre o patrimônio cultural.
O deputado lembra que as Festas de Rei e Rainha dos Clubes de Caça e Tiro são importantes importantíssimas hoje, pois mantém vivas as tradições dos imigrantes alemães.
"O Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível também se aplica a expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos recebem de seus ancestrais e passam seus a seus descendentes. É o caso de nossas festas de Rei e Rainha", destaca o parlamentar.
A prática do tiro chegou ao Vale do Itajaí junto com os primeiros imigrantes alemães. Em Blumenau o primeiro clube surgiu em 1859 com o nome de Schützenverein (Clube de Tiro). Já em Pomerode, a primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890, com o nome de
Schützenverein Ehr und Wehr (Clube de Atiradores Honra e Defesa).
"Os clubes de caça e tiro, além de preservar os costumes e tradições trazidos na bagagem pelos imigrantes alemães, também representam relevante papel social, cultural, político e recreativo. Por isso, defendo a importância do projeto", afirma Jean.


Renê Müller
Assessoria Jean Kuhlmann
Contato: rene@deputadojean.com.br / (48) 99119-9592

Voltar