Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/06/2013 - 17h01min

Pescadores atingidos pela UHE Foz de Chapecó pedem apoio de Dresch na Comissão da Pesca

Consórcio responsável pela obra não estaria garantindo a vazão mínima de água na barragem para permitir a atividade pesqueira
Imprimir Enviar

Pescadores da Colônia de Pesca Z-35, de São Carlos, reuniram-se no início da semana, em Florianópolis, com o  presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legistiva, deputado Dirceu Dresch (PT), para relatar os problemas vivenciados em decorrência da barragem Foz do Chapecó. Eles pediram apoio da comissão para intermediar a situação, pois o consórcio responsável pela obra não estaria garantindo a vazão mínima de água na barragem para permitir a atividade pesqueira.

Na quarta-feira (5), Dresch discutiu a questão com o secretário geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Ele garantiu a participação de representantes do governo federal e dos órgãos competentes na audiência pública que será realizada pela comissão, no próximo mês. Uma comissão especial poderá vir ao estado para verificar a situação.

A diminuição drástica no volume de água e a poluição causada em decorrência da barragem  resultaram na redução e até no desaparecimento espécies de peixes no local, conforme relato das famílias de pescadores, que ficaram sem renda.

Conforme Dresch, outras audiência públicas já foram realizadas, mas acabaram esvaziadas, sem a presença do consórcio e dos órgãos fiscalizadores. O deputado quer garantir a participação de representantes dos órgãos competentes, do governo do Estado, da superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura, do Ibama, da Fatma e do Ministério Pública para que a audiência resulte em encaminhamento práticos para resolver o problema. “É um absurdo o que está ocorrendo. Prometeram que o rio não desapareceria, mas a realidade é um rio que está praticamente morto e sem peixes, prejudicando mais de 2,5 mil famílias”, contesta. 

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch – PT/SC
(48) 3221 2628 / (48) 99440190

Voltar