Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
00:15 Sessão Ordinária
Ao vivo

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/05/2018 - 17h54min

Pela 1ª vez, comissão recebe secretário da SOL para falar sobre gestão da cultura

Imprimir Enviar
Secretário Tufi Michreff Neto (e) participou da reunião a convite da deputada Luciane Carminatti. FOTO: Divulgação

A convite da presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc, deputada estadual Luciane Carminatti, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Tufi Michreff Neto, participou da reunião do Colegiado nesta terça-feira (22), para tratar das demandas e prioridades da área da cultura.

“Foi a primeira vez que um secretário de Estado da Cultura participou de reunião da Comissão para discutir a gestão da pasta”, disse a deputada.

A deputada solicitou agilidade na regulamentação da lei do Sistema Estadual de Cultura. "O governo demorou oito anos para aprovar a lei. Agora, quanto tempo vamos ter que esperar por sua regulamentação?”, questionou Luciane.

Luciane reivindicou também urgência na reestruturação do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural) e na elaboração das metas do Plano Estadual de Cultura. “Um Fundo que não funciona e um Plano sem metas são falhas da lei do Sistema que precisam ser corrigidas urgentemente. Sem financiamento adequado e sem metas, a lei não passa de um protocolo de intenções”, argumentou a deputada.

AÚDIO: Ouça a manifestação da deputada Luciane Carminatti sobre a participação do secretário Tufi Michreff Neto

A presidente da Comissão apontou ainda a necessidade de se encaminhar ações aprovadas nas audiências públicas realizadas sobre a preservação do Patrimônio Cultural e o financiamento da cultura. Outra cobrança foi o lançamento do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, cuja lei 15.503/11 prevê sua realização anual. 

“Além de lançar o Prêmio, a SOL precisa adotar uma política de descentralização dos recursos da Cultura. O governo precisa se preocupar, efetivamente, com todas as regiões de Santa Catarina. O Estado do Paraná, por exemplo, criou estratégias, dentro de seu edital de Cultura, que incentivam a realização de projetos culturais em pequenas e médias cidades. É fundamental a adoção de estratégias que viabilizem a realização de projetos culturais em todas as regiões catarinenses”, afirmou Luciane.

ESTER KOCH DA VEIGA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
048 9911-0347
WhatsApp 049 9177 1112

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar