Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/10/2014 - 15h28min

PEC que acrescenta jovens e pessoas com necessidades especiais entre “protegidos” do Estado avança

Proposta apresentada pela deputada estadual Angela Albino (PCdoB) teve admissibilidade aprovada nesta semana pela CCJ e Plenário
Imprimir Enviar

Os deputados estaduais que compõem a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de SC (Alesc) aprovaram na terça-feira (28/10), por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 02, de 2014, que inclui os jovens e as pessoas com necessidades especiais entre os “protegidos” do Estado.  A admissibilidade da matéria de autoria da deputada estadual Angela Albino (PCdoB) foi aprovada na quarta-feira (29/10) no Plenário.

A proposição altera a redação do Capítulo VII, da Seção II e da Seção IV do Título IX da Carta Estadual - que trata da Proteção Especial - acrescentando a palavra Jovem e substituindo “Da Pessoa Portadora de Deficiência” por  “Da pessoa com deficiência”. Ao justificar a proposta Angela explica que não se trata apenas de mera mudança de texto, mas sim da inclusão dos mais de 1,6 milhões de jovens catarinenses entre 15 e 29 anos e milhares moradores de Santa Catarina com necessidades especiais entre os que merecem atenção governamental. “Essa iniciativa atende uma reivindicação dos movimentos juvenis e assegura às pessoas especiais a participação na formulação de programas e políticas públicas que atendam as suas necessidades e eliminem todas as formas de discriminação”, defende a parlamentar.

Angela acredita que a alteração garantirá aos dois grupos voz e vez na hora em que o governo estadual planejar ações voltadas para eles. “A juventude e os deficientes são sujeitos de direitos que demandam políticas públicas específicas e, por isso, nada mais justo que eles participem de suas formulações. O Estado precisa de uma política estadual de juventude e deve aperfeiçoar sua participação na vida de quem tem alguma deficiência”, finaliza.

Tramitação
Como trata-se de proposta especial o mérito da PEC 2/2014 será avaliado na CCJ e depois de aprovada será encaminhada para votação em dois turnos no Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação
Í
ntegra da PEC

 

Voltar