Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Ouvir
00:05 Programação Musical

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/11/2016 - 08h58min

Pavan acompanha reunião do Codesul em Curitiba

Imprimir Enviar
FOTO: Carlos Mello/Divulgação

Como presidente do Parlamento do Sul (Parlasul), o deputado Leonel Pavan (PSDB) participou, em Curitiba, da reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), na sede do governo do Paraná, na segunda-feira (31). O encontro discutiu assuntos de interesse dos quatro estados que compõem o conselho: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

O tema central da reunião apontou para o fortalecimento da união dos estados em torno das demandas comuns de infraestrutura, sobre a necessidade urgente de reformas que precisam ser feitas no país para a retomada da credibilidade e do crescimento econômico e a construção de corredores federais para escoamento da produção dos estados. “Os estados do Sul também continuam sendo discriminados no retorno dos impostos federais arrecadados e há necessidade de união para enfrentar também esse problema crônico”, observou Pavan, exemplificando que em 2015, a Região Sul recebeu apenas 20% dos impostos federais que recolheu.

O governador do Paraná Beto Richa (PSDB) reforçou a necessidade de união neste momento de crise. "Na história recente do país, talvez este seja o momento mais difícil para governar. A opinião pública nos cobra e, por outro lado, não temos os instrumentos adequados para atender as demandas da nossa gente. Temos que ser corajosos e unidos para construirmos um novo ciclo de desenvolvimento do Sul e de todo o país", concluiu.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), destacou, por sua vez, que o ano tem sido muito difícil por conta da crise, mas que o estado tem conseguido encontrar alternativas para minimizar o impacto da instabilidade econômica e política que o país atravessa. Colombo avaliou como fundamental para o país e para os estados a reforma da previdência. “Não adianta mudar só as pessoas. Se o modelo de Estado não for corrigido, entrará em colapso”, afirmou.

Durante reunião, além de Colombo, os governadores do Paraná, Beto Richa; do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; e o secretário de Governo e Gestão do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assinaram resoluções referentes ao orçamento do Codesul para 2017 e aprovaram relatórios, balanço e demonstrações financeiras do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) – um dos principais fomentadores dos projetos dos estados do Codesul.

Os governadores também assinaram ofícios que serão encaminhados a Brasília solicitando apoio a projetos de Defesa Civil e pesquisa sobre mudanças climáticas e o descontigenciamento de operações de crédito para municípios da região sul país. Um termo de cooperação entre o Codesul e Zona de Integração do Centro Oeste Sul Americano (Zicosur) também foi assinado para instalação conjunta de comissão na área de infraestrutura.

Assessoria Bancada PSDB

Acompanhe Leonel Pavan (licenciado)


Leonel Pavan (licenciado)
Voltar