Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/04/2021 - 14h23min

Paulinha tem agenda com Secretário Nacional da Pesca em Brasília

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha em audiência na Secretaria Nacional da Pesca, em Brasília

Vice-presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, a deputada Paulinha (PDT) tem atuado intensamente no sentido de que Santa Catarina adote uma efetiva política pesqueira.

Nesta quarta-feira (14), um dos seus compromissos em Brasília foi justamente a agenda com o secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior. Na pauta, a política pesqueira e a maricultura catarinense.

Vale destacar que a preocupação da deputada tem fundamento. Afinal, Santa Catarina é o maior produtor de moluscos do Brasil. São 565 maricultores distribuídos em 11 municípios e gerando cerca de 2 mil empregos diretos.  A produção desse setor gira em torno de 13,7 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras.

Como informa a deputada, Santa Catarina tem condições náuticas privilegiadas. “A maricultura artesanal tem muito mais relevância para comunidades tradicionais do que produções industrializadas”, avalia, deixando claro que segue trabalhando e lutando pela pesca e pela maricultura.

Inova Pesca
E desta luta nasceu o projeto Inova Pesca, que está ganhando musculatura no Estado.
O programa, que pretende implantar uma política pública efetiva para o setor da pesca artesanal e industrial, já tem sinalizado um investimento do governo estadual de R$ 30 milhões em 33 municípios do Litoral catarinense, atendendo 334 comunidades pesqueiras..

O programa, que conta com apoio do secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, deputado licenciado Altair Silva (PP), pretende destinar, no máximo, dois projetos de infraestrutura, totalizando R$ 1 milhão, para cada um dos municípios identificados no programa.

A deputada Paulinha comentou que uma das ações efetivas é a criação da lei que implanta  o programa de infraestrutura pesqueira no Estado de Santa Catarina, denominado “Inova Pesca.

Os argumentos para essa lei são consistentes.

Atualmente no Estado de Santa Catarina são identificadas 337 localidades pesqueiras abrangendo 34 municípios no total, que possuem como principais atividades econômicas a pesca, turismo e agricultura. Além disso, Santa Catarina é destaque nacional quando se trata do setor pesqueiro, sendo um dos estados com maiores produtores de pescado em escala artesanal e industrial . Ainda neste sentido, o setor conta com cerca de 50 mil pescadores profissionais industriais e artesanais.

“Por essa razão se faz necessário a criação de um programa de infraestrutura para este setor, que tem como principais objetivos amparar as comunidades pesqueiras, ampliar o PIB econômico pesqueiro do estado e ainda promover um investimento direto na questão de infraestrutura na área da pesca”, comenta.

Saldo da agenda em Brasília
O saldo da agenda na capital federal foi produtivo. A deputada se reuniu com Ricardo Barros, líder do governo, quando apresentou demandas para a área da saúde para os pequenos munícipios catarinenses. E com o diretor de Incentivo e Fomento ao Esporte, Leonardo Castro. Na pauta, critérios para investimentos em políticas públicas para o esporte em Santa Catarina. “Vamos construir muito mais do que pontes em Santa Catarina! Vamos ter piscinas, quadras esportivas, eventos, e muito mais”. Ela apresentou a Escola de Líderes, um projeto inovador para o terceiro setor, que será lançado em suas redes sociais nesta sexta-feira (16).


Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676

Voltar