Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/09/2021 - 13h27min

Paulinha é citada em artigo primoroso no UOL sobre machismo velado na política

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha

A deputada Paulinha (sem partido) foi citada na coluna do jornalista do UOL, Leonardo Sakamoto, que num texto primoroso “Julgadas pela roupa, não por ideias”, contextualizou o machismo velado que insiste em estar presente na sociedade contemporânea, em especial na política. Situação que não é apenas nacional, mas mundial.

No olhar das jornalistas Mayra Cotta e Thais Farage*, especial para a coluna de Leonardo Sakamoto, “não importa a ideologia ou partido político das milhares de mulheres que se candidatarão a cargos públicos no ano que vem, parte dos desafios que enfrentarão serão materializados nos ataques à forma como escolhem as suas roupas”.

Para as autoras, independentemente de quanto poder uma mulher tenha, ela será sempre lembrada que não pertence àquele lugar através de ataques à forma como se veste. “ No mundo do trabalho em geral, e na política institucional em especial, a roupa das mulheres está permanentemente inadequada, como uma expressão concreta de um recado que nos é transmitido: que não pertencemos a esses espaços”.

E cita casos que aconteceram até com a chanceler alemã Angela Merkel, quando a Alemanha se escandalizou com o vestido decotado dela em  2008. Ela foi à ópera com um vestido decotado e este evento se tornou um escândalo de grandes proporções. Pelas reações, uma senhora de mais de 50 anos, à frente de uma das maiores economias do mundo, estava autorizada a definir os destinos da União Européia, mas proibida de aparecer publicamente mostrando seu colo.

No Brasil, a deputada Paulinha é citada pelo mesmo motivo. “Precisamos entender por que o corte de cabelo de Manuela D'Avila foi assunto largamente comentado durante as últimas eleições para a prefeitura de Porto Alegre. Se a nossa intenção é que nunca mais seja eleito presidente quem disse que não estupraria uma mulher porque ela era feia, precisamos entender por que o decote da deputada estadual Paulinha foi o assunto mais comentado nas redes a respeito da posse da última legislatura de Santa Catarina. Se nos causa revolta o assédio sexual flagrado em câmera e ainda assim impune, precisamos entender por que um deputado federal se sentiu confortável o suficiente para perguntar a Tábata Amaral quem ela queria provocar com o batom vermelho”.
A reflexão é importante visto que faltam praticamente um ano para às  eleições 2022.

Incansável por SC
A deputada Paulinha, a quinta mais votada no Estado com mais de 51 mil votos, é uma das parlamentares mais atuantes da atual Legislatura, com mais de 555 proposições protocoladas até o momento.

Entre o legado para o Estado, está a lei  que institui a Política Estadual de Pesca Artesanal, Industrial, Amadora ou Esportiva no Estado de Santa Catarina ( (PPAIAE/SC).  A iniciativa  irá promover o ordenamento, o fomento e a fiscalização da pesca, com objetivo de alcançar, de forma sustentável, o desenvolvimento socioeconômico, cultural e profissional dos que a exercem, de suas comunidades tradicionais, bem como a conservação e a recuperação dos recursos pesqueiros.  Ainda a lei que instituiu a Política para o Terceiro Setor. Entre outras ações que visam promover mudanças para a vida dos catarinenses. 

Ainda é uma das parlamentares mais engajadas nas redes sociais, com mais de 65 mil seguidores.

O gabinete 203 trabalha num ritmo incansável, e tem uma diversidade de pautas que fogem  a regra do Parlamento.

“Atuamos com firmeza em todas as regiões de Santa Catarina, e em  praticamente todas as áreas do serviço público. Saúde, assistência social, educação, segurança, trânsito, agricultura, pesca, economia, e por aí vai. Temos também alguns trabalhos especiais, como é o caso da Escola de Líderes, que tem como propósito difundir o conhecimento e amparar o terceiro setor, capacitando-o para a busca de recursos. Nosso tempo também é dedicado ao atendimento a prefeitos, vereadores e líderes empresariais “, fala a parlamentar que trabalha 14 horas por dia e afirma com convicção que sua missão é servir e que politica, é vocação.  


Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676

 

 

Voltar