Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/06/2015 - 17h53min

“Pátria Educadora pode ficar em segundo plano, dependendo da posição do Senado”, lamenta Luciane

Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

A decisão do Senado Federal em votar nesta semana em regime de urgência o PLS 131/2015, de autoria do senador José Serra (PSDB/SP), que revoga a participação obrigatória da Petrobras na exploração do pré-sal, põe em risco o regime de partilha que beneficia principalmente os setores da saúde e educação. A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) alerta que na prática o que se busca é ampliar a participação de outras companhias petrolíferas na exploração da camada de pré-sal, mesmo após todo o investimento da Petrobras em pesquisa e tecnologia para a descoberta e retirada do petróleo. “Mais grave ainda é que a nossa Pátria Educadora ficará sem a garantia de que os novos recursos serão aplicados na valorização dos professores, ampliação de vagas nas creches, no ensino técnico e superior, ou seja, no desenvolvimento do país e em mais oportunidade para todos os brasileiros”, lamenta.

No início deste mês de junho, a deputada aprovou no plenário da Assembleia Legislativa uma moção, manifestando posição contrária a qualquer tipo de tentativa de alterar ou extinguir o regime atual de partilha, o que por consequência reduzirá significativamente os recursos para a educação na próxima década.

“A meta é atingir os 10% do PIB para a educação, e boa parte destes recursos vêm da lei que destina 75% da arrecadação do pré-sal para este setor. Se o Senado Federal aprovar o projeto de José Serra corremos o risco de perder R$ 112 bilhões para a educação pública nos próximos dez anos, uma notícia muito triste para quem luta por um país melhor”, avalia Luciane.

De acordo com a parlamentar, a população precisa estar atenta e acompanhar essa votação e a posição dos senadores catarinenses.

ESTER KOCH DA VEIGA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
048 9911-0347
WhatsApp 049 9177 1112

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar