Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/11/2017 - 16h50min

Pastoral da Juventude recebe homenagem na Alesc

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera e Maristela de Oliveira Freitas

Considerada a maior organização de jovens do Brasil, a PJ completa 35 anos
A Pastoral da Juventude (PJ), considerada a maior organização de jovens do Brasil, completou 35 anos de história em Santa Catarina, em 2017, e recebeu homenagem, na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (22). A proposição foi apresentada pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que destacou a luta da PJ junto dos jovens, por justiça social e igualdade.

A placa que marca os 35 anos da entidade foi entregue pelo deputado Padre Pedro à secretária Estadual da PJ, Maristela de Oliveira Freitas. “Agradecemos ao deputado Padre Pedro e à Assembleia o reconhecimento pela caminhada da PJ, que representa também o reconhecimento a milhares de pessoas que nestes 35 anos ajudaram a construir a história da Pastoral”, disse Maristela.

A secretária da entidade destacou o grande número de lideranças estaduais que tiveram sua formação de base na PJ. “Além de acolher os jovens, a PJ aprofunda os debates religiosos com uma reflexão social intensa, uma formação integral. Ela instiga os jovens a participarem da vida comunitária, dos conselhos, dos debates, e isso faz com que se movimente nas mais diversas áreas, com uma linguagem que é próxima dos jovens”, observa.

O deputado Padre Pedro destacou os desafios de manter um trabalho intenso, como o realizado pela PJ, ao longo de mais de três décadas. “Ela vai além da fé e ingressa nas pautas sociais, na solidariedade, enfim, num debate constante e que constrói consciência crítica e uma fé transformadora. Foram centenas de desafios que acompanhamos ao longo de 35 anos, e esperamos que isso siga se multiplicando e encantando outros jovens”, afirmou o parlamentar. Milhares de pessoas, entre elas lideranças sociais de todo Estado, passaram pelos grupos de base da Pastoral da Juventude.

Nos últimos anos, entre vários debates, a PJ foi fundamental por exemplo na luta pela criação do Conselho Estadual da Juventude, efetivado em 2016. Além de mobilizar mais de 1 mil jovens nas audiências que debateram o projeto, a entidade participou ativamente da construção do texto que hoje garante a participação da juventude na definição de políticas públicas fundamentais ao Estado.
Também participaram da entrega da homenagem o assessor Arquidiocesano José Rodrigo Rangel, o assessor de imprensa da CNBB Sul 4, Franklin Machado e o ex-integrante da PJ, Diego Nunes.


(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar