Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/02/2013 - 14h39min

Para Dresch, estadualização da Ferrovia da Integração é piada

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch (PT)

O deputado Dirceu Dresch (PT), coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, afirmou na tribuna da Assembleia Legislativa ontem (26) que a construção da Ferrovia da Integração (Extremo Oeste ao litoral) é prioridade para o governo federal e que o projeto da obra deve ser licitado este ano. O pronunciamento rebateu a informação do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Paulo Bornhausen, de que a ferrovia teria sido excluída do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-2), o que teria motivado o governo do estado a reivindicar a estadualização da obra.

“O governo do estado não cuida da saúde pública, não cuida da segurança pública, deixa as escolas estaduais se deteriorarem pela falta de manutenção e não valorização dos profissionais e vem a público dizer que quer construir ferrovia. Isso até parece piada ou é deboche. O governo não tem pauta positiva para mostrar e fica plantando informação equivocada”, critica Dresch.

Com relação à Ferrovia da Integração, Dresch afirmou que a construção do novo ramal ferroviário é decisão do governo federal e a licitação do projeto de viabilidade técnica está a cargo da Valec. “Estamos acompanhando essa questão passo a passo. O que está em discussão é o traçado da ferrovia, que pode ser pelo Vale do Itajaí ou por Mafra.  Será uma ferrovia moderna, com bitola larga, garantindo maior velocidade e eficiência”, destaca.

Quatro novas ferrovias em SC
Dresch informa que Santa Catarina está contemplada com quatro projetos ferroviários, envolvendo PAC e o novo Plano de Concessão de Ferrovias “São obras que vão fazer de Santa Catarina o estado com melhor infraestrutura de transporte ferroviário no Brasil. Essa nova estrutura vai contemplar as nossas necessidades logísticas de transporte, fazendo a interligação férrea do interior ao litoral e integrando o estado aos centros produtivos de grãos.”

Projetos ferroviários federais para SC:
Recuperação e readequação da ferrovia que sai de São Paulo, passa por Mafra, Lages e Porto Alegre (RS) até o Porto de Rio Grande (RS). Obra incluída no programa de concessões de ferrovias.
Ferrovia saindo de Maracaju (MS), passa por Cascavel (PR) e chega até Mafra. Obra também incluída no programa de concessões de ferrovias.
Ferrovia da Integração (Leste/Oeste): liga Chapecó a Itajaí. O projeto de viabilidade técnica vai definir o trajeto.

Voltar