Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/02/2013 - 17h50min

Para Ana Paula, gestores públicos devem adotar modelos sustentáveis de governar

Imprimir Enviar

Prefeitos e prefeitas de todas as regiões de Santa Catarina participam nesta semana do XI Congresso Catarinense de Municípios, em Florianópolis. O encontro foi destacado pela deputada Ana Paula Lima, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, em pronunciamento na tribuna nesta terça-feira (26). “Um dos objetivos deste evento é trazer informações que possibilitem às prefeituras acessar recursos federais para projetos em diversas áreas”, informou.

De acordo com Ana Paula, um dos grandes desafios para os gestores municipais é promover o desenvolvimento local com sustentabilidade, por meio do planejamento e execução de políticas públicas, de forma a superar desigualdades sociais. “É importante que esta nova geração de prefeitos e prefeitas esteja preparada para os desafios que se apresentam para o desenvolvimento das cidades catarinenses”, frisou.

Para uma boa governança, Ana Paula acredita que os gestores públicos precisam seguir princípios que estimulem as pessoas a preservar bens naturais comuns e que estes sejam acessíveis a todos, além de promover a justiça social e a cultura de paz entre os cidadãos. “Incentivar novos modelos de gestão pública é fomentar a economia local, com estímulos à circulação e o consumo de produtos das cidades e de seus entornos, fortalecendo pequenos empresários, agricultores, além da criação de associações e cooperativas”, disse.

Para a parlamentar, aplicar o conceito de sustentabilidade à realidade local significa implementar ferramentas que assegurem o equilíbrio ambiental, os direitos fundamentais dos cidadãos, uma infraestrutura adequada, economia local aquecida, gestão municipal responsável e transparente e o protagonismo social. “Não podemos falar em cidades sustentáveis sem falar de ações locais que promovam a saúde, com atendimento descentralizado, eficaz e de qualidade”, completou.

A líder do PT também chamou atenção para a questão da mobilidade urbana, que requer transportes coletivos eficientes, construção de ciclovias e de outras alternativas que desestimulem o uso do transporte individual. “A nova forma de governar deve valorizar novos estilos de vida”, resume.


Seminário
A deputada aproveitou para divulgar o Seminário de Gestores Municipais que será realizado no dia 08 de março, em Blumenau, com enfoque no PAC 2. O evento está sendo organizado pelo mandato do deputado federal Décio Lima (PT) e é aberto à participação do público.

 

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com

Voltar