Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/11/2016 - 14h33min

Para a deputada Dirce, 2016 foi um ano de desafios e avanços na área social

Imprimir Enviar
Deputada Dirce Heiderscheidt

É evidente que  atuação da deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) é carregada de paixão pelo social.

Basta constatar que  as leis que são de sua autoria, como a que instituem o Outubro Rosa e o Novembro Azul,  intensificam as ações voltadas para a saúde da mulher e do homem catarinense. 

Para ela,  2016 foi um ano de muitos desafios e novas conquistas. Uma grande conquista foi a criação da lei Agosto Dourado, de sua autoria, que incentiva as campanhas voltadas para a amamentação. “Amamentar é um ato de amor, um gesto de cumplicidade plena entre a mãe e seu bebê”.

Ela destaca outro projeto que ganhou visibilidade estadual: A instituição do Dia Estadual dos Protetores dos Animais, em 04 de outubro. A data é uma homenagem ao Santo Padroeiro dos animais,  São Francisco de Assis. “O principal foi  homenagear os protetores dos animais, destacando a sua importância para a sociedade”.

Cita ainda que foi regularizada a lei, de sua autoria, que institucionalizou o Disque 180, essencial para as denúncias de violência contra a mulher.

Idosos
Como coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa, a deputada Dirce Heiderscheidt tem o desafio de defender, efetivamente, a adoção de politicas públicas voltadas para os idosos catarinenses, que hoje correspondem a 10% da população do Estado. Estima-se que 624 mil pessoas estão com idade acima de 60 anos em Santa Catarina. Por isso, solicitou ao governador  Raimundo Colombo a criação do Fundo Estadual do Idoso, e contou com o total apoio do presidente do Parlamento, deputado Gelson Merisio (PSD). “ Um avanço fundamental para a implantação de políticas públicas para os nossos idosos”.

Bancada feminina
Como coordenadora da Bancada Feminina, deixou dois grandes legados: a  criação da Galeria Lilás, que presta uma homenagem às 12 mulheres eleitas em mais de 180 anos de história do Parlamento, e a institucionalização da Bancada Feminina, um passo importante para empoderamento feminino para as mulheres deputadas.

A parlamentar está agilizando a instalação de um Fórum Parlamentar em Defesa das Mulheres Vítimas de Violência.

O motivo tem números assustadores: SC tem quase 50 mil casos de violência contra a mulher. Do total de homicídios, 96% são passionais.

 

Jornalista Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheitd

Voltar