Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/10/2014 - 17h23min

Padre Pedro parabeniza magistério e ressalta dívida com categoria

Imprimir Enviar
FOTO:Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) parabenizou o magistério catarinense pela passagem do Dia do Professor e da Professora (15), e lembrou o caráter libertador da profissão para a sociedade. Na avaliação do parlamentar, a importância da educação só pode ser medida pelo quanto de liberdade ela garante, individualmente e à sociedade. “A educação é o caminho para a conquista da liberdade, da autonomia. É uma construção conjunta de professores e professoras, alunos e alunas, comunidade escolar. Hoje homenageamos nossos professores e professoras, responsáveis por uma atividade deve ser libertária”, afirmou o parlamentar.

Padre Pedro alertou, no entanto, que o discurso da educação como prioridade carece de medidas práticas, que demonstrem a importância da categoria para a formação de uma sociedade não só mais justa e igualitária, mas que valoriza a autonomia. “Nós da classe política temos uma dívida com o magistério, a própria sociedade tem. A realidade pouco mudou desde 2008, quando um estudo divulgado pelo próprio Governo do Estado mostrava que os professores têm a menor remuneração entre os servidores públicos estaduais”, destacou.  Na época, entre os 10 menores salários, sete estavam na área da educação. Hoje são seis.

“Não é possível que no ordenamento do Estado os profissionais com piores remunerações sejam exatamente aqueles que formam a base de todas as outras profissões”, complementou Padre Pedro, lembrando também a desconfiguração do Plano de Carreira da categoria. 

Recursos para a educação sonegados

No final do pronunciamento o deputado lembrou que a educação catarinense perde recursos que deveriam ser garantidos no Orçamento. As razões estão na não aplicação integral dos 25% previstos na Constituição e na desvinculação de recursos do Fundo Social para o setor. Ambas atingem também a área da saúde. Padre Pedro apresentou ações judiciais e um projeto de lei (105/2010), buscando garantir que os recursos sejam assegurados. O total ao longo de 10 anos, nas duas áreas, soma cerca de R$ 2 bilhões.  

PELA APLICAÇÃO INTEGRAL EM EDUCAÇÃO E SAÚDE

DESVINCULAÇÃODE RECURSOS DO FUNDO SOCIAL PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO

 

(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar