Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/11/2018 - 16h23min

Padre Pedro lamenta fim do Mais Médicos e defende saúde preventiva

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) disse hoje estar muito preocupado com o fim do programa Mais Médicos. “Vai ficar uma grande lacuna, principalmente pelo extraordinário trabalho que os médicos cubanos estavam realizando no Brasil. Só em Santa Catarina são mais de 250 profissionais que vão deixar saudades pelo trabalho sério que realizam, principalmente junto às camadas mais pobres.”

O deputado entende que a saúde preventiva tem que ganhar destaque e critica o modelo de saúde implantado. “Ou o poder público investe na prevenção ou estaremos fadados ao sepultamento deste sistema, porque mesmo investindo todos os recursos dos municípios, Estado ou União não teremos condições de resolver a problemática da saúde”, afirmou.
Para ele, a alternativa menos onerosa e que cuida das pessoas com maior eficiência e qualidade é a prevenção. “Quando tratamos de saúde preventiva, estamos falando desde o saneamento e atenção básica, até o investimento em práticas integrativas e complementares, como a fitoterapia, reiki, yoga e tantas outras práticas, que hoje felizmente o SUS reconhece, mas que precisam ser implementadas no nosso Estado e municípios.”
Segundo Padre Pedro, a saúde no Brasil incentiva a doença e não a prevenção. “Doenças que poderiam ser evitadas ou controladas com acompanhamento médico, familiar e a adoção de hábitos saudáveis, como a hipertensão e a diabetes, que provocam milhares de mortes por ano em todo o País e que geram altos custos para o SUS.”


Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar