Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/03/2017 - 17h41min

Padre Pedro destaca no plenário da Alesc luta de atingidos por barragens em SC

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Na passagem do Dia Internacional de Luta dos Atingidos por Barragens, deputado afirmou que centenas de famílias ainda reivindicam seus direitos morando embaixo de lonas, em SC

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) destacou nesta terça-feira (14), no plenário da Assembleia Legislativa, a passagem do Dia Internacional de Luta dos Atingidos por Barragens. Padre Pedro denunciou a existência de milhares de famílias que, depois de quase uma década, ainda buscam seus direitos. O parlamentar lembrou que durante todo o dia, em Águas de Chapecó, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) promove o “Encontro com atingidos pela UHE Foz do Chapecó no Rio Uruguai”.

“Depois de mais de 6 anos da construção da obra, centenas de famílias de pescadores e agricultores reivindicam a reestruturação das comunidades ribeirinhas; reassentamento dos pescadores, implantação imediata dos pontos de apoio a pesca com tanques  e redes para os pescadores, entre outras questões”, destacou Padre Pedro, durante a leitura de manifesto do MAB. 

Em Vargem, na região Serrana, na manhã desta terça-feira, os atingidos pela barragem de São Roque, no rio Canoas, também realizaram encontro. Com um grande histórico de violações à população atingida na região, os atingidos denunciam a precariedade nas indenizações e a falta de diálogo com a empresa. A reivindicação é de imediata compra de área de terra para reassentamento, e o reconhecimento dos direitos negados.

Em âmbito nacional, os atingidos revindicam a criação de uma Política Nacional de Direito dos Atingidos por barragens, planos de recuperação das regiões atingidas, criação de um fundo nacional e um órgão responsável para garantir os direitos; a suspensão imediata da decisão que reduz em 23% os Royalties (Compensação Financeira pelo Uso dos Recursos Hídricos – CFURH) sobre as terras alagadas dos atingidos por barragens. Na pauta também está a luta contra o desmonte da previdência, a defesa da Petrobrás e da distribuição dos royalties do pré-sal para educação, emprego, saúde e direitos.



(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar