Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/04/2019 - 08h18min

Obras do sistema de esgoto do Farol e Cigana devem começar após o feriado

Imprimir Enviar
Projeto vai atender mais de 7 mil pessoas, entre moradores e visitantes da região. Foto: Assessoria Parlamentar.

As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário do farol de Santa Marta e da Praia da Cigana devem começar após o feriado da Páscoa, com investimentos na primeira etapa de cerca de R$ 10,3 milhões.

A informação da Prefeitura de Laguna e Casan foi comemorada pelo deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) que ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na última quarta-feira (17) para falar sobre a importância do projeto que vai atender mais de 7 mil pessoas, entre moradores e visitantes, além de destacar que o tema foi discutido em uma audiência pública da Assembleia em 2016.

O parlamentar lembrou que o movimento pela implantação da estação começou a ganhar força com uma audiência pública promovida pelo Parlamento catarinense há três anos. A reunião realizada em uma das pousadas no farol no dia 8 de abril, debateu com os moradores, Ministério Público, Prefeitura, Casan e outros segmentos os problemas de balneabilidade associados a falta de um sistema de esgotamento sanitário na região.

“A audiência pública realizada no farol foi um passo significativo para abrir caminhos para a resolução do problema. O esgotamento sanitário vai dar mais qualidade de vida e conservação do ambiente em um dos mais belos locais do Brasil”, salientou o parlamentar.

A rede coletora terá 17,3 quilômetros de extensão, possibilitando a implantação de quase 1 mil ligações domiciliares. O sistema terá ainda quatro estações elevatórias de esgoto, para bombeamento do esgoto até a unidade de tratamento, e mais 4,3 quilômetros de emissários terrestres (tubulações que levam o esgoto para o local de depuração).

Depois de superadas as etapas de elaboração do projeto e licenciamento ambiental, o dia 14 de dezembro 2018 o governo do Estado e a Casan assinam a ordem de serviço que autorizou o início das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Laguna. Agora, a expectativa é pelo início das obras na próxima semana.

Júlio Cancellier
Assessor de Imprensa Deputado Luiz Fernando Vampiro

Voltar