Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/01/2020 - 14h01min

Nova lei aperta o cerco contra o trabalho análogo ao escravo em Santa Catarina

Imprimir Enviar
A deputada Luciane Carminatti é a autora da lei, que entrou em vigor nesta semana
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A partir de agora empresas de Santa Catarina estão proibidas de acessar benefícios fiscais, linhas de crédito e programas de recuperação fiscal concedidos pelo poder público se tiverem submetido empregados a condições análogas à escravidão, direta ou indiretamente. Ao pleitear o benefício, as empresas terão de apresentar certidão de regularidade expedida pelo Ministério do Trabalho
e Emprego.

A determinação está na Lei 17.898/2020, de autoria da deputada Luciane Carminatti (PT), publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça (28). “Temos que atuar em todas as frentes para abolir essa prática, incluindo a econômica. Além disso, o Estado não pode beneficiar ou financiar esse tipo de pessoa jurídica que faz a exploração extrema da força de trabalho de homens e mulheres, que degrada a condição humana”, defende a autora da lei. 

Número de casos está maior em Santa Catarina
A nova lei passou a valer no Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, quando um relatório do Ministério Público do Trabalho denunciou o agravamento da situação em todo o país.

Santa Catarina acompanha o quadro e aparece em 11º lugar entre no ranking nacional, com 65 processos de investigação em andamento. Nos últimos dois anos, foram 94 denúncias, 24 termos de ajustamento de conduta (TAC) firmado com empregadores e nove ações civis públicas.

O que é trabalho análogo ao escravo
O Artigo 149 do Código Penal define trabalho análogo ao escravo como aquele em que seres humanos estão submetidos a trabalhos forçados, jornadas tão intensas que podem causar danos físicos, condições degradantes e restrição de locomoção em razão de dívida contraída com empregador ou preposto.

Dia Nacional
O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo foi criado em homenagem aos auditores-fiscais do Trabalho Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, além do motorista Aílton Pereira de Oliveira, que foram assassinados em Unaí, no dia 28 de janeiro de 2004, quando investigavam denúncias de trabalho escravo em uma das fazendas de Norberto Mânica. O episódio ficou conhecido como a chacina de Unaí.

TALITA ROSA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI
Contato: (47) 99722-2019 / (48) 3221-2662
imprensa@lucianecarminatti.com.br

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar