Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/09/2019 - 12h26min

Nova Erechim e Nova Itaberaba reconhecidas como capitais estaduais

Imprimir Enviar
Deputado Altair Silva

Os projetos de lei que reconhecem Nova Erechim como a Capital Catarinense do Talian, o vêneto brasileiro, e Nova Itaberaba como Capital Catarinense do Risoto no Tacho foram aprovados por unanimidade nesta quarta-feira (11) na Assembleia Legislativa. Proposições do deputado Altair Silva (PP), os projetos agora aguardam a sanção do governador do Estado, Carlos Moisés da Silva.

“Através de um pedido da comunidade, apresentamos os projetos de lei na Alesc para dar esse reconhecimento aos nossos municípios do Oeste”, comentou Altair.

Nova Erechim
O projeto de lei que reconhece Nova Erechim como a Capital Catarinense do Talian, o vêneto brasileiro, busca destacar o dialeto proveniente do norte da Itália, que tem suas características próprias, diferente da matriz original, mas que se aproxima dos costumes brasileiros.

O dialeto representa a permanência da cultura e a reconstrução da história dos imigrantes vindos do Norte da Itália na região. “Ele é considerado uma língua neolatina, falado atualmente por mais de um milhão de pessoas no Brasil. Na nossa região está no dia a dia da comunidade”, ressaltou Altair.

Desde 11 de novembro de 2009 o dialeto Talian é reconhecido como patrimônio histórico e cultural do Estado. Em 2014 foi reconhecido como Referência Cultural Brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e desde 2015 faz parte da rede de ensino do município. Nas escolas, no contraturno das aulas, são oferecidas oficinas aos alunos, para aprenderem o dialeto. A mesma oficina é oferecida também para a comunidade, que tem a oportunidade de aprender e aprimorar a fala.

Nova Itaberaba
Nova Itaberaba foi reconhecida como capital catarinense do risoto no tacho pelo parlamento catarinense. Aprovado por unanimidade nas Comissões de Constituição e Justiça; de Educação, Cultural e desporto, e em plenário, o projeto ainda depende de sanção governamental, que deve acontecer nos próximos dias. O município já havia sido reconhecido em 29 de julho pela Lei Municipal 1.247.

O prato gastronômico cultural e típico no município é preparado costumeiramente no tacho, com capacidade média para dez quilos de arroz e acompanhado de carne de galinha caipira. Cozido no fogo à lenha é servido diretamente no recipiente em que foi feito. “Já estive muitas vezes em Nova Itaberaba e pude deliciar esse prato preparado pela comunidade. É um super risoto no tacho e muito tradicional. Queremos entregar essa lei neste mês ao município que completa seus 27 anos”, frisou Altair.

Acompanhe Altair Silva


Altair Silva
Voltar