Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/10/2015 - 17h34min

No Dia da Agroecologia, Padre Pedro solicita ampliação de investimentos no setor em SC

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera

Em 3 de outubro Santa Catarina e o Brasil lembram o Dia da Agroecologia, data criada para abrir espaço ao debate sobre o modelo de produção de alimentos que dispensa o veneno e valoriza as condições naturais para o cultivo. O autor do projeto que instituiu a data em Santa Catarina (Lei 16.166/2013), deputado Padre Pedro Baldissera (PT), solicitou, no plenário da Assembleia Legislativa, a ampliação dos investimentos em assistência técnica no setor.

Conforme Padre Pedro, a redução do consumo de agrotóxicos no Brasil depende de programas que garantam assistência técnica às famílias da agricultura. “É muito difícil mudar sozinho, mas com assistência técnica e crédito a transição acontece e a vida das famílias melhora; e o alimento que produzem também. Isso ficou claro em diversas pesquisas e projetos voltados à agroecologia”, destacou Padre Pedro.

Produtos proibidos na União Européia e nos Estados Unidos desde 1985, por exemplo, ainda são utilizados no Brasil. “É uma questão de saúde pública, no campo e na cidade, ampliar o investimento em agroecologia. Em Santa Catarina o avanço poderia ser muito mais efetivo se em cada unidade da Epagri tivéssemos um profissional exclusivo dirigido à produção sem veneno”, afirmou o parlamentar.

Estima-se que atualmente quase 4,5 mil famílias de pequenos agricultores cultivam produtos orgânicos em Santa Catarina. Várias universidades públicas e privadas já possuem linhas acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e executam importantes projetos na área, beneficiando diretamente a sociedade.

Dia da Agroecologia
A ideia deste projeto é abrir espaço ao debate sobre o modelo agroecológico e incentivar a realização de eventos que aproximem a sociedade catarinense da agroecologia, desde feiras até campanhas nas escolas. Neste mês de outubro, por exemplo, além de debates como o VII Seminário Estadual de Agroecologia, em Porto União, nos dias 15 e 16 de outubro, estão previstas ações de informação com alunos de escolas públicas e agricultores.

A pauta agroecológica também influencia outros projetos, como é o caso da proposta de criação de uma política de agricultura urbana para Santa Catarina. “O anteprojeto que estamos discutindo com o Governo do Estado prevê o apoio a projetos de agricultura urbana que trabalham exclusivamente na perspectiva agroecológica”, explica Padre Pedro.

O Dia da Agroecologia é comemorado em 3 de outubro por marcar o nascimento de Ana Primavesi, precursora da produção orgânica no Brasil. Nascida na Áustria, em 1920, a engenheira ambiental é autora de diversos livros, dentre os quais aquele que é considerado a obra de referência nas ciências agrárias, "Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais".

Plano Estadual de Agroecologia
A proposta de um Dia Estadual para o setor surgiu dos debates do VI Seminário Estadual de Agroecologia, realizado em 2013 no município de Pinhalzinho por um conjunto de mais de 20 entidades e movimentos. Do mesmo encontro também surgiu outra proposta, de um plano estadual dirigido à agroecologia e à produção orgânica, o projeto de lei 586, apresentado por Padre Pedro em 2013.

“É um debate inicial para a criação de uma política que combate os principais problemas enfrentados pelo setor e estipula claramente, por exemplo, qual o papel do Estado na garantia da assistência técnica necessária, entre outros pontos fundamentais”, explica Padre Pedro. A proposta segue em tramitação nas comissões parlamentares, e não tem previsão para ir a plenário.

 

(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar