Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/02/2019 - 07h37min

No carnaval, banheiros adaptados às pessoas com deficiência será lei

Imprimir Enviar
Lei que dispõe sobre os direitos das pessoas com deficiência é do deputado Luiz Fernando Vampiro. Foto: Julio Cancellier.

Uma lei estadual que dispõe sobre os direitos das pessoas com deficiência deverá ser cumprida neste carnaval e poderá gerar advertência por escrito da autoridade competente e multa de R$ 2 mil, em caso de infração.

Nos eventos públicos realizados no estado de Santa Catarina em que haja a disponibilização de banheiros químicos, fica garantida a instalação dos equipamentos adaptados para atender as pessoas com deficiência, conforme estabelece a lei Nº 17.292, de 19 de outubro de 2017.

A lei, aprovada pelo deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) e depois consolidada com outras leis, foi regulamentada pelo Decreto nº 1038/2016. O decreto estabeleceu as normas para sua fiscalização, cabendo à Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Gerência de Fiscalização de Jogos e Diversões da Polícia Civil, na Capital, e das Delegacias Regionais de Polícia Civil, nas demais regiões policiais do Estado, fiscalizar o cumprimento da lei.

O uso de banheiro químico adaptado é exclusivo para a pessoa com deficiência e seu acompanhante. A quantidade de banheiros químicos adaptados a ser instalada será estabelecida, observando-se critérios de proporcionalidade que levem em conta a natureza do evento, especialmente, a estimativa de público, e nunca inferior a 5% do quantitativo de banheiros químicos comuns a serem disponibilizados.

“Tivemos a ideia desta lei ao participar de um evento há alguns anos. Uma das pessoas que me acompanhava pediu licença e teve que se ausentar. Mais tarde, ao retornar, um amigo ex-vereador, deficiente físico, contou que precisou ir ao banheiro e ali não existia local apropriado. Ele teve que ir a sua casa para utilizar o banheiro adaptado a sua condição”, disse Vampiro.

O deputado constatou a importância da lei ao frequentar no ano passado um evento com grande público no Balneário Rincão. A prefeitura disponibilizou banheiros adaptados para atender as pessoas com deficiência. “A iniciativa foi muito elogiada. Por isso agora estamos esclarecendo e pedindo a colaboração dos organizadores de eventos. É preciso cumprir a lei e fiscalizar”, concluiu Vampiro.

Julio Cancellier - Assessor de Imprensa deputado Vampiro

Voltar