Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/10/2015 - 16h17min

Natalino acompanha produtores de maçã na agricultura

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare em reunião na Secretaria de Agricultura

A possibilidade de importação de maçãs da China preocupa os fruticultores catarinenses. Para tratar desta e de outras demandas do setor produtivo, o deputado Natalino Lázare (PR) levou até o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, os presidentes da Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (AMAP), da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

Segundo o diretor executivo da ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque, o que mais aflige os produtores é a possibilidade de o Brasil importar maçãs da China, o que poderia trazer grandes prejuízos para o setor em Santa Catarina. Atualmente, a China responde por quase metade da produção mundial de maçã e por 70% da produção mundial de pera. Comparando com o Brasil, a produção chinesa é 31 vezes maior do que a brasileira. Devido à grande quantidade produzida e aos subsídios do governo chinês, a maçã chinesa chegaria ao mercado brasileiro a R$ 34,00/ caixa, sendo que o custo de produção em Santa Catarina é de R$ 35,00/ caixa.

Os produtores trouxeram ainda sugestões para evitar a reintrodução da Cydia pomonella, também conhecida como traça da maçã, nos pomares do país. Há mais de um ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou o país livre da praga, um feito inédito no mundo. Para manter esse status e garantir a segurança dos pomares, os produtores pedem que o Brasil estabeleça requisitos fitossanitários rígidos para importação de frutas hospedeiras da traça da maçã. Foram tratadas ainda questões sobre o Seguro Agrícola e a fiscalização federal para exportação de maçãs.

De acordo com o deputado Natalino, a reivindicação do setor da maçã é justa e precisa ser acompanhada de perto, já que se trata de uma importante cultura para a economia da região de Videira e Fraiburgo, além de outrascidades do Estado. "O cenário de mercado, como a importação da China, e as questões sanitárias da maçã são assuntos que precisam ser tratadas com seriedade e prioridade pelo governo do Estado. Por isso levamos estes e outros temas ao secretário Sopelsa, por acreditarmos que ele será um importante aliado na busca por avanços neste setor", disse.

 

Felipe Schuler
Chefe de Gabinete | Comunicação
Gab. Natalino Lázare - PR
Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)
48.3221-2638 - 48.9661-0017 - 49.9971-0373

Voltar