Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/05/2020 - 18h28min

“Não é hora de errar”, diz Ada de Luca sobre flexibilização do isolamento social

Imprimir Enviar

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

As decisões do governo do Estado de Santa Catarina para flexibilização do isolamento social estão preocupando a deputada Ada de Luca (MDB). Em pronunciamento nesta quarta-feira (13), a parlamentar afirmou que estão sendo cometidos “equívocos”.

“Os índices de isolamento social em Santa Catarina caíram para 39%. Só para se ter uma ideia, as autoridades mundiais de Saúde consideram que o ideal é de 50%. Quem está orientando o governador a tomar essas decisões?”, questionou Ada. “O coronavírus está aumentando, mais gente está morrendo. Não é hora de errar”, acrescentou.

A deputada também criticou as mudanças intempestivas de orientação feitas pelo governo de Santa Catarina. “Lá atrás, o governador acertou ao mandar fechar tudo. No meio do caminho, se perdeu. Apresentou um planejamento estratégico, mas não cumpriu. Agora que outros Estados estão discutindo inclusive o tal do ‘fecha tudo’, ele está mandando abrir tudo. Está indo na contramão”, lamentou.

“Existe uma linha muito tênue entre a situação da saúde e a situação econômica. Eu respeito a opinião dos demais deputados que vão contra a minha linha de pensamento, mas eu continuo defendendo que sejam tomadas todas as medidas de cuidado necessárias”, acrescentou.

Volta às aulas
Depois de acompanhar a reunião da Comissão de Educação, com a presença do secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, Ada de Luca também questionou a possibilidade de volta às aulas. Na sexta-feira (15), o retorno às escolas será discutido. “Como ficam as crianças, os jovens, os professores, os funcionários, os estudantes da educação especial, que precisam de mais cuidados? Precisamos de orientação técnica, principalmente dos profissionais da saúde”, afirmou.

Igualdade racial
A deputada Ada de Luca lembrou o Dia da Abolição da Escravatura nesta quarta-feira (13). “Nós ainda temos um abismo muito grande entre os povos que habitam aqui no Brasil. Negros e brancos não tem as mesmas oportunidades e o mesmo reconhecimento. Quando olhamos para as mulheres, a situação é pior ainda”, afirmou.

Ada reforçou o compromisso de lutar por esta questão. “Nós já realizamos inúmeros projetos e ações. Não é só porque hoje é o Dia da Abolição da Escravatura. Este tema precisa estar presente todos os dias”, completou. A deputada também valorizou o papel decisivo da princesa Isabel, que foi a responsável por assinar a Lei Áurea.

 

Altair Magagnin, jornalista
Gabinete Ada de Luca
(48) 999353597
@altamagagnin

Voltar