Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/09/2020 - 07h36min

Naatz quer apoio federal para revisar concessão do aeroporto de Navegantes

Imprimir Enviar
Deputado Ivan Naatz (PL).

O deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Ivan Naatz (PL), manifestou em plenário a preocupação das lideranças políticas e econômicas da região da Foz do Rio Itajaí com a atual proposta do governo federal de concessão e entrega do Aeroporto de Navegantes à iniciativa privada. Existe o temor de que o modelo apresentado possa travar investimentos na expansão do equipamento de infraestrutura turística e econômica da região.

Segundo o parlamentar, os dados divulgados do edital dão conta que o principal retrocesso está na desobrigação da concessionária de construir uma nova pista, que ampliaria a capacidade de aeroporto para receber mais aeronaves. O edital prevê que, em 30 anos de concessão, a empresa que vencer o leilão aumente a pista em apenas 50 metros, quando o ideal esperado e desejado seria uma nova pista, com média de 2,3 mil metros.

“A pequena extensão da nova pista estaria na contramão do objetivo principal desejado que é justamente oferecer melhor infraestrutura para o turismo e a economia regional, já que o aeroporto tem localização e posição econômica estratégica”, assinalou Ivan Naatz.  Além disso, acrescentou que o atual edital alterou um projeto de ampliação do aeroporto que já tem mais de 20 anos, e 70% da área desapropriada pelo governo federal. A proposta original incluía um novo terminal de passageiros, no lado oposto ao atual, e R$ 140 milhões para finalizar as desapropriações, o que não foi mantido.

Diante desta nova realidade, o deputado manifestou apoio à mobilização contrária das lideranças regionais e anunciou que na próxima reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, prevista para o dia 22 deste mês, irá propor o envio de requerimento do colegiado ao Fórum Parlamentar Catarinense para que interceda junto à presidência da Infraero e Secretaria Nacional de Aviação Civil no sentido da necessidade de revisão do atual processo de concessão do Aeroporto de Navegantes.

 

Acompanhe Ivan Naatz


Ivan Naatz
Voltar