Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/09/2020 - 18h18min

Naatz em Brasília: Manejo sustentável da araucária será tema de audiência pública

Imprimir Enviar
Audiência com a direção do ICMBio, em Brasília FOTO: Divulgação Mauricio Freitas

O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, deputado Ivan Naatz (PL), participou de reunião nesta terça-feira (1º), em Brasília, com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Fernando Cesar Lorencini. Junto com a equipe técnica do órgão, definiu a realização de audiência pública virtual, em data a ser marcada, para debater um plano de manejo e conservação da floresta de araucária catarinense visando conciliar produção econômica e preservação ambiental amparada em legislação estadual a ser proposta na Alesc.

Santa Catarina é, dos três estados do Sul, quem tem maior área preservada de araucárias. São cerca de 25% da mata original catarinense contra 4% no Rio Grande do Sul e 1% no Paraná. Ao mesmo tempo, a araucária é uma árvore de importância cultural e econômica regional. Na região serrana de Santa Catarina, a semente da araucária, o pinhão, rendeu para o estado mais de R$ 8,7 milhões em uma safra de 3,6 mil toneladas - a maior do Brasil, nos últimos dois anos.

“Atualmente, muitos produtores não deixam a árvore crescer em função da proibição legal do corte. Com a definição de um manejo adequado à preservação da espécie nativa, não só será incentivada como também poderá gerar movimentação econômica de forma adequada e sustentável”, argumenta Naatz.

Segundo o deputado, o debate técnico e científico será importante para esclarecer que o manejo é fundamental para o desenvolvimento da espécie, da economia e da questão social, principalmente na região serrana catarinense.

De acordo com Naatz, o próprio Código Florestal permite o manejo da espécie ameaçada desde que haja a compensação com o plantio de novas árvores, mas é preciso uma legislação específica estadual a ser elaborada neste sentido. O tema voltará a ser discutido nesta quarta-feira (2) em Brasilia durante audiência do parlamentar na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Comunicação Gabinete
carlosc.mello7@gmailcom

 

Acompanhe Ivan Naatz


Ivan Naatz
Voltar