Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/07/2020 - 15h38min

Naatz alerta para o perigo da Barragem Norte, que continua abandonada

Imprimir Enviar
Deputado Ivan Naatz visitou barragem e conversou com lideranças regionais

Barragem de contenção de cheias é a maior do Brasil e garante a segurança de 1, 5 milhão de pessoas de todo o Vale do Itajaí 

Quase um ano depois em que foram assinados dois convênios para o repasse de R$ 21 milhões para a recuperação da Barragem Norte, em José Boiteux, em setembro do ano passado, entre o  governo federal e governo do estado, nenhuma obra começou a ser feita no local. Foi o que constatou o deputado e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Ivan Naatz (PL), ao visitar a região do Alto Vale do Itajaí durante roteiro neste final de semana.

Os recursos anunciados na época permitiriam a construção do canal extravasor e a recuperação de equipamentos para a correta operação da estrutura que continua desativada, além de um estudo de impacto ambiental reclamado pela comunidade indígena da área, que já chegou a invadir o local em 2014 em protesto pelo não cumprimento de promessas do governo neste sentido. A barragem é atualmente a maior do país para a contenção de cheias e abriga 357 milhões de metros cúbicos de água, sendo 18 vezes maior que a barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, que rompeu e gerou tragédia ambiental no início do ano passado.

Ivan Naatz conversou com lideranças indígenas e moradores da região e se mostrou preocupado com a situação. Segundo ele, se nada for feito, Santa Catarina corre o risco de sofrer uma grande tragédia, caso ocorra uma nova enchente na região. “São um  milhão e meio de pessoas em perigo em todo o  Vale do Itajaí enquanto nada for feito para reestruturar esse importante equipamento na contenção das enchentes, completamente abandonado pelo governo estadual “, alertou Naatz .

O parlamentar disse ainda que vai cobrar providências do governador Moisés via Assembleia Legislativa, além de acionar o Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional, já que a gestão oficial do equipamento é do governo federal, embora delegada ao estado via setor da Defesa Civil.

 

Comunicação Gabinete
carlosc.mello7@gmail

 

Acompanhe Ivan Naatz


Ivan Naatz
Voltar