09:05 Sessão Ordinária

27/03/2018 - 17h07min

Municípios apresentam ao novo secretário demandas da Segurança Pública

Deputado Patrício Destro

Nesta terça-feira (27) o deputado estadual Patrício Destro (PSB) e lideranças dos municípios de Itapoá,e Pouso Redondo reuniram-se com o secretário estadual de segurança pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior. Os temas principais foram o aumento de efetivo e a dificuldade em manter preso criminosos condenado.Foi levantando também a necessidades de  instalação de câmeras de monitoramento nas cidades de Guaramirim,  Schoroeder e Papanduva.

O secretário informou propôs reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e pontuou a situação de Rio do Sul que já teve 520 apenados e hoje, por falta de vaga, mantem detido  cerca de 200. “Falhamos todos quando a pessoa é presa 60 vezes e liberada”, afirmou o secretário. Santa Catarina tem 23% de detento a mais que a capacidade suportada pelo sistema prisional e ainda assim é uma das menores taxa no Brasil.

As autoridades de Pouso Redondo apresentaram a situação de uma criminosoque foi detido 75 vezes. Represantes de Itapoá,  cidade com apenas 9 mil habitantes, é o alto número de homicídios, só no ano passado 20 pessoas foram mortas. Outro problema é a necessidade de adequação no prédio que é alugado e abriga a Polícia Militar. O presidente da Câmara de Vereadores informou que o legislativo da cidade está disposto a devolver a sobra do orçamento para investimento na reforma.

Papanduva terá o pedido para a instalação de câmeras de segurança atendido até o fim de abril. A cidade deve receber dez equipamentos que serão instalados em pontos estratégicos para monitoramento, pela Polícia Militar, das áreas com maior movimentação. Os pedidos de Guaramirim e Schroeder para a aquisição de mais câmeras está sendo analisado pela Secretaria de Segurança Pública.

Atualmente as duas cidades já possuem alguns equipamentos. A secretaria está fazendo o levantamento de custos e estudando a possibilidade de fazer uma parceria com empresas privadas para integração das câmeras com o sistema estadual. Essa medida aumentaria consideravelmente as áreas monitoradas remotamente pelo policiais.

Acompanhe Patrício Destro

Patrício Destro