Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/10/2017 - 08h32min

Mulheres camponesas planejam ações para o próximo milênio

Imprimir Enviar

Protagonistas nas lutas históricas por mais direitos, como a aposentadoria e licença-maternidade para as trabalhadoras do meio rural, as mulheres camponesas estão levantando bandeiras importantes na construção de um país soberano, justo e igualitário. Visando planejar os rumos de atuação e construir ações para enfrentar os desafios nos próximos anos, o Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina (MMC) realizará nos dias 21 e 22 de outubro, no pavilhão da EFACIP em Pinhalzinho, a XIII Assembleia Estadual do MMC-SC.

Camponesas e lideranças de todo o estado são aguardadas para debater o tema “Feminismo camponês” e o lema “Mulheres e agroecologia no campo e na cidade”. Representando a coordenação estadual do MMC, Noeli Taborda explica que o encontro é fundamental para juntas construírem estratégias de enfrentamento à retirada de direitos e também de defesa da vida e da natureza.

“O Feminismo camponês é para nós um projeto de sociedade que além de tratar a mulher com igualdade, respeitando suas formas de viver e combatendo todos os tipos de violência, também se preocupa com a construção de um projeto de agricultura agroecológica que cuida e preserva o ambiente, enfrentando o sistema capitalista hoje representado no campo pelo agronegócio. Para nós é um caminho de transformação de uma sociedade capitalista e patriarcal para uma sociedade humana, justa, igualitária e solidária entre todos os seres vivos”, afirma.

Há 34 anos, o MMC de Santa Catarina une trabalhadoras do campo em busca de qualificação, geração de renda e emancipação. “É uma escola onde nós mulheres agricultoras aprendemos a sair da sombra do homem, das autoridades, dos poderosos, a sair do anonimato e nos encontrar enquanto ser mulher”, destaca a camponesa e pedagoga Justina Cima, também da coordenação do Movimento.

De acordo com a dirigente, a atuação no Movimento desafia as mulheres do campo a se construírem como lideranças e a defender grandes causas. Entre eles a luta contra a retirada de direitos, como o pacote de maldades que afetam diretamente as mulheres do campo. “A reforma da previdência será um grande golpe às trabalhadoras camponesas, que terão que trabalhar ainda mais sem garantia de aposentadoria; assim como o PEC do teto dos gastos reduzirá investimentos na educação e na saúde, atingindo em cheio as nossas famílias”, enfatiza.

Novidades desta edição
A grande novidade desta edição é a realização da I Assembleia Estadual das crianças, filhas e filhos, netas e netos das famílias camponesas ligadas ao MMC, que ocorrerá em paralelo a Assembleia do Movimento. Nesse mesmo fim de semana, também acontecerá a Mostra da produção oriunda dos quintais produtivos das mulheres do campo: sementes, plantas medicinais, produtos orgânicos, artesanatos, entre outros.

Do encontro, que ocorre a cada três anos, também sairá um documento de compromissos das mulheres camponesas em defesa das lutas do Movimento, “por direitos sociais, direito à previdência pública, universal e solidária, direito de viver com dignidade no campo produzindo alimentos saudáveis, direito a viver sem violência, contra o capitalismo e o patriarcado, que exploram e matam as pessoas a natureza e a vida como um todo”. Ainda será escolhida a nova direção estadual para coordenar o MMC-SC no próximo triênio.

 

ESTER KOCH DA VEIGA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
048 99911-0347
WhatsApp 049 99177 1112

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar