Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/11/2014 - 16h02min

Mota sugere implantação de novo bafômetro e drogômetro na PRF de SC

Imprimir Enviar

O deputado Manoel Mota (PMDB), sabendo da existência do novo bafômetro, capaz de detectar se o motorista está embriagado sem que ele precise soprar e do drogômetro, uma espécie de bafômetro para drogas, que detecta até nove tipos delas, buscou contato com o representante destes equipamentos e acompanhou, na manhã desta terça-feira, 18, a apresentação ao inspetor da Polícia Rodoviária Federal no estado, Luiz Graziano.

A ideia proposta pelo deputado é de que o estado catarinense utilize os equipamentos e assim haja um controle maior de quem está ao volante. "Diariamente são registrados casos de acidentes e mortes em que o álcool é o principal responsável, por isso, com a utilização desses equipamentos bem mais sensível que os modelos antigos, poderá se ter uma fiscalização mais rigorosas", defende Mota.

Os aparelhos serão disponibilizados gratuitamente à PRF do estado, que passará a utilizar em período de testes, em comandos educativos e como auxiliar em operações regulares de trânsito.

Com o novo bafômetro é possível detectar pelo hálito se o condutor está exalando álcool, sem a utilização da ponteira de sopro e reduzindo assim o custo da operação. Já o drogômetro é capaz de flagrar nove diversos tipos de substâncias químicas através da saliva, que atualmente são identificadas apenas com a percepção dos policiais, mas sem a comprovação de um equipamento.

Segundo o inspetor da PRF Graziano, os aparelhos realmente terão muita utilidade nas atividades de segurança no trânsito, pois poderá apontar com mais agilidade o uso de substâncias não permitidas ao volante.

O deputado ponderou que educação das pessoas somente acontecerá com a prática de blitz e barreiras de fiscalização.

Mota vai acompanhar ainda a apresentação dos novos equipamentos para representantes do Batalhão da Polícia Militar, Polícia Rodovia Estadual e secretário de Segurança Pública.


Assessoria de Comunicação
Cel:98417141
https://www.facebook.com/manoel.mota.942

Voltar