Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/08/2013 - 13h40min

Mota aposta em solução para Hospital Regional de Araranguá

Imprimir Enviar
Deputado Manoel Mota (PMDB). Foto: Eduardo Guedes de Oliveira

O trabalho conjunto de lideranças políticas dos 15 municípios do Extremo Sul com a secretaria estadual da Saúde, e a confirmação de abertura de vagas para medicina no campus da UFSC de Araranguá, a partir de 2016, abrem novas perspectivas para o Hospital Reginal localizado naquele município, segundo avaliação do deputado Manoel Mota (PMDB).

O parlamentar fez relato de ações que vêm empreendendo juntamente com prefeitos e secretários municipais de saúde da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul de SC) em busca de solução para dinamizar o hospital, “de modo a que se torne, efetivamente, um centro de referência regional para a saúde da população”. Mota valorizou a disposição da secretária estadual Tânia Eberhardt e seu adjunto Acélio Casagrande em fortalecer a instituição, e sugeriu que, no médio prazo, deve ser firmado convênio para aproximar a UFSC de sua administração, “fazer com que se torne um hospital universitário, com apoio do governo federal”.

O Regional de Araranguá teve sua construção iniciada em 1979, mas foi inaugurado, de fato, em 1986. Passou por várias administrações e a mais duradoura teve a frente a Unesc, de 1995 até 2012, quando o controle passou para a Associação Paulista de Desenvolvimento da Medicina, a mesma organização não-governamental que administra o Samu em Santa Catarina. Mota reconhece que apesar dos mais de 100 leitos disponíveis, com unidade de terapia intensiva (UTI), inclusive com atendimento neo-natal, o regional ainda não se firmou como instituição de referência para a região. “Com a abertura do curso de medicina da UFSC, que vai ofertar 30 vagas/ano, e o apoio do governo estadual, acho que há um sinal de mudança em curso para um futuro próximo”, arrisca o deputado.

 

Assessoria da Bancada do PMDB
Evory Pedro Schmitt (48) 3221.2883
Fotos: Eduardo Guedes de Oliveira / Alesc

Voltar