Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/07/2014 - 17h18min

Morastoni fala sobre projetos de Combate às Drogas e à Violência com prefeito de Florianópolis

Imprimir Enviar

Nesta quarta-feira (23), o deputado estadual Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, esteve reunido com o prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior, juntamente com o presidente e fundador da OSCIP PURANA, Jiro Hazuma Junior (Azuma) e a diretora administrativa Dra. Michelle Moreira, para falar sobre projetos de Combate às Drogas e à Violência. Participaram também, o representante das Comissões OAB Cidadã e a OAB Vai à Escola, Dr. André Xavier Alves e representando a Secretaria Municipal da Casa Civil e a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, João Augusto F. Valle Pereira.

Na ocasião, foi apresentado pelo presidente Azuma, o trabalho da entidade Purana, assim como, a boa vontade e a disposição da OSCIP de ajudar o município de Florianópolis em projetos de Prevenção Primária ao Uso Indevido de Drogas, dentro do que determina a Legislação e dentro do Plano de Governo da Prefeitura, que inclui Projetos de Combate às Drogas e a Violência.

“A Lei Federal 13.010/2014 (Lei Menino Bernardo/Lei da Palmada) determina que os currículos escolares devam conter conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente e determina que o Poder Executivo execute a promoção de campanhas educativas permanentes”, destacou Azuma, falando ainda sobre a Lei Federal 11.343/2006, da Resolução do CONAD de 27/10/2005  e da Lei Municipal de Florianópolis 8.318/2010 que instrui “vincular família, jovem e escola como tripé formador de valores e princípios”, reiterando que esses são alguns dos motivos de buscar a parceria da prefeitura de Florianópolis. 

O presidente da Purana falou ainda, que está em tramitação na Câmara de Vereadores da Capital, o PL n° 15.151/2013, que determina a Multiplicação de Valores Humanos em Florianópolis. “Este Projeto de Lei foi idealizado pela OSCIP Purana, com apoio do vereador Katumi, e institui o “Programa de Resgate de Valores Morais, Sociais e Éticos no município de Florianópolis”, disse Azuma, relatando que um Projeto de Lei semelhante foi sugerido à Alesc, por meio do deputado Volnei Morastoni. “A prevenção é sempre o melhor caminho, por isso, como presidente da Comissão de Saúde, vou levar esta proposta de PL para ser formulado juntamente com os demais membros da Comissão”, frisou Morastoni.

O prefeito César Souza Jr disse que a OSCIP Purana terá o apoio da prefeitura. “Essa causa tem desde já, prioridade em meu Governo juntamente com outras ações que já possuímos neste sentido, pois entendemos que a prevenção é prioridade. Por isso, todo nosso Plano de Governo é prioridade”. As equipes da Secretaria Municipal da Casa Civil e da Fundação ficaram de acompanhar e orientar a entidade na viabilização dos projetos e na busca de recursos financeiros. “Vamos agendar uma audiência com o secretário municipal de Educação, Prof. Rodolfo Jaquim Pinto da Luz, a fim de tratarmos meios de viabilizar e executar os Projetos da OSCIP Purana em 2015 e 2016 nas escolas de Florianópolis”, concluiu o prefeito.

Para saber
No Brasil, 80% dos crimes estão relacionados a drogas e em SC, 90%. Apenas 5% dos dependentes em drogas que passam por tratamento em clínicas e comunidades terapêuticas conseguem se recuperar, portanto, 95% dos dependentes que passam por tratamento voltam ao uso de drogas. Por isso, a “Prevenção é o início da solução para o problema Drogas e Violência no Brasil em SC e Florianópolis”.

Mais informações sobre a OSCIP Purana - http://purana.org.br/blog  e http://www.purana.org.br


Texto: Renata Furlanetto
renata.imprensa@volneimorastoni.com.br
Fotos: OSCIP Purana

Voltar