Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/10/2012 - 16h02min

Morastoni alerta sobre o padrão alimentar brasileiro e divulga Simpósio sobre Segurança Alimentar

Imprimir Enviar

A qualidade nutricional da alimentação estará no centro dos debates do 1° Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece no dia 16 de outubro, em Florianópolis. A iniciativa é da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Volnei Morastoni (PT). Na tribuna, nesta quinta-feia (11), o parlamentar reforçou a importância de promover a discussão deste assunto.
Segundo o deputado, ações que promovam a reflexão sobre a alimentação é fundamental diante do padrão alimentar brasileiro que se excede em carboidratos, açúcares, gorduras e sal em detrimento de vitaminas e sais minerais provenientes principalmente de frutas, verduras e legumes. A consequência direta deste padrão alimentar, disse Volnei, é a obesidade, agravada pelo sedentarismo. “Estes fatores geram diversas doenças, como as cardiovasculares e respiratórias, as chamadas doenças crônicas não transmissíveis, que são uma verdadeira epidemia no país. 72% das mortes no Brasil são decorrentes desta problemática”, alertou.
Ainda, na opinião do deputado, outro elemento que compromete a qualidade da alimentação é o apelo publicitário, que atinge todas as faixas etárias, mostrando alimentos visualmente atrativos, mas que geralmente têm excesso de açúcar e gorduras. “O tema da qualidade da alimentação está cada vez mais na ordem do dia. Podemos fazer um comparativo com a questão do tabagismo, que nos últimos anos ganhou dimensão mundial, de tal forma que houve avanços significativos”, disse.
Para enfrentar os problemas decorrentes do fumo, da produção ao consumo, Morastoni enfatizou a necessidade de alternativas para que os fumicultores possam gradativamente migrar para outros cultivos, sem comprometer a manutenção das famílias, estimadas 60 mil no Estado.
O deputado Dirceu Dresch, líder da bancada do PT, também cobrou políticas sérias por parte da Epagri que possibilitem a reconversão produtiva dos produtores de fumo, viabilizando opções aos agricultores, como a produção de alimentos orgânicos que, segundo ele, têm uma perspectiva muito positiva para a agricultura familiar.
Nesse sentido, Dresch criticou a decisão do Governo do Estado de prorrogar para o próximo ano o fim da terceirização da alimentação escolar, que estava previsto para setembro. “Infelizmente, estamos perdendo a oportunidade de a agricultura familiar produzir alimentos de qualidade e fornecer às instituições de ensino de Santa Catarina”, disse.
Ainda foi mencionado pelos parlamentares que a Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Dirceu Dresch, está preparando uma ampla campanha institucional de esclarecimento e promoção da alimentação saudável.
Mais informações e inscrições para o Simpósio podem ser obtidas pelo site: http://www.alesc.sc.gov.br/simposio.

Voltar