Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/11/2020 - 17h31min

Moção pede melhores condições para a saúde pública diante da pandemia

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde, apresentou uma Moção, aprovada na Assembleia Legislativa, apelando ao secretário de Estado da Saúde por melhores condições quanto à promoção, proteção e recuperação da saúde pública diante da pandemia de Covid-19, bem como melhor organização e funcionamento dos serviços públicos de saúde e divulgação de dados. A iniciativa se dá a partir da Resolução 6/CES/2020, do Conselho Estadual de Saúde, que solicita apoio para que o Estado melhore a sua gestão de ações e recursos voltados à pandemia da Covid-19.

“O governo do Estado deve prestar o devido suporte e atenção a estas questões. Por isso estamos fazendo esse apelo para que o Estado tenha como prioridade a prevenção, tanto individual, como coletiva no sentido de evitar a circulação e transmissão da doença”, disse Saretta. A moção também ressalta a necessidade de que essas informações sejam amplamente divulgadas nas mídias convencionais e redes sociais, com linguagem acessível e que haja maior transparência nas informações dos dados da Covid-19 no Estado.

O deputado, assim como vem pedindo desde o início da pandemia, faz mais um apelo para que seja ampliada a testagem na população. “A testagem em massa é uma forma de garantir as medidas necessárias para o bloqueio da cadeia de transmissão do coronavírus.” Outra questão defendida através da moção é sobre as medidas de fiscalização. Para ele, as medidas de fiscalização do cumprimento dos Protocolos Sanitários precisam ser intensificadas através de um maior envolvimento da sociedade civil, em especial os Conselhos Municipais de Saúde e os Conselhos Locais de Saúde, vinculados às Unidades Básicas de Saúde.

Conforme Saretta, os casos de contaminação só aumentam e o vírus, lamentavelmente, estará presente por muito tempo, já que ainda não há disponível uma vacina. “O pico da doença ainda não acabou, muito pelo contrário, só aumenta. É por isso que ações de contenção da pandemia precisam ser intensificadas e é dever do Estado fazer isso, com a garantia de recursos, intensificação das medidas preventivas e fiscalização do cumprimento dos protocolos sanitários. Também cabe ao cidadão fazer sua parte para evitar a contaminação e proliferação da doença”, finaliza Saretta.

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar