Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/07/2017 - 18h00min

Ministro recebe comitiva de SC para discutir impasse na barragem de José Boiteux

Imprimir Enviar

O deputado estadual Jean Kuhlmann considerou positivo o resultado da reunião que tratou das reivindicações dos indígenas que ocuparam a Barragem de José Boiteux. O Ministro-chefe da Secretaria de Governo do Brasil, Antônio Imbassahy, recebeu na tarde desta quarta-feira (dia 05) comitiva de deputados, senadores e prefeitos de Santa Catarina para discutir o assunto.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Osmar Terra, também esteve presente. A reunião foi marcada pelo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, João Paulo Kleinübing, após pleito do deputado Jean,  que iniciou o dialogo com os índios e conseguiu garantir o acesso à barragem para a Defesa Civil por ocasião da última enchente do Rio Itajaí-Açu.

Protestando contra o descumprimento de um acordo firmado com o governo federal e a Defesa Civil, a comunidade indígena ocupa a barragem desde 2015, impedindo a entrada dos técnicos. A estrutura de José Boiteux é a maior barragem de proteção de cheias do Brasil. Kuhlmann relatou ao ministro todas as dificuldades enfrentadas pelos índios por conta do não cumprimento dos itens do termo de negociação que estão sob responsabilidade do governo federal.

O ministro imediatamente contatou os ministérios da Justiça, do Planejamento e da Integração Nacional para resolver ou ao menos agilizar alguns dos principais entraves.  Pra próxima reunião, que deve acontecer em quatro semanas aqui em Santa Catarina, Imbassahy quer estar com estes encaminhamentos bem adiantados.

"Agora, nós temos que trabalhar em conjunto, a comunidade do Vale do Itajaí junto com a comunidade indígena cobrando do governo federal. Se ficar uma comunidade cobrando da outra, não se chega a lugar nenhum. Unidos, vamos ter sucesso", avalia Jean Kuhlmann. Além de Jean e João Paulo, participaram da reunião o deputado Milton Hobus (PSD), o secretário da Defesa Civil Rodrigo Moratelli e os três senadores catarinenses. Também estiveram presentes os prefeitos de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), de José Boiteux, Jonas Pudewell (PSD), e o presidente da Câmara do município do Alto Vale, Hélio C.Farias, que é da comunidade indígena.

A expectativa é que no próximo sábado, dia 08, seja realizada uma reunião de Jean com a comunidade indígena de José Boiteux, para prestação de contas sobre a reunião desta quarta-feira.

Voltar