Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/05/2018 - 13h43min

Ministro da Agricultura reafirma compromisso com o Oeste de SC

Imprimir Enviar
Representantes do agronegócio do Oeste catarinense levaram reivindicações ao ministro interino da Agricultura

Ministro interino Eumar Novacki garantiu ao deputado Marcos Vieira que o agronegócio catarinense e a Aduana de Dionísio Cerqueira são prioridades do governo federal

O ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, confirmou ao deputado Marcos Vieira que a volta da exportação da carne de frango, a produção leiteira e a Aduana de Dionísio Cerqueira são consideradas prioridades em Brasília.

A confirmação aconteceu nesta terça-feira (15/05) em Chapecó, em uma reunião com empresários do agronegócio, no qual o deputado Marcos Vieira (PSDB) representou a Alesc, e em uma audiência na segunda-feira 14/05, em São Miguel do Oeste.

Representantes de 90% do PIB do agronegócio do Oeste catarinense reivindicaram ao ministro melhorias na estrutura ao combate à brucelose e a tuberculose animal, além da reabertura do mercado europeu, que descredenciou 20 frigoríficos nas últimas duas semanas. “O preço do frango despencou, pois o cancelamento da exportação fez com que o mercado interno ficasse saturado, por isso é urgente essa reabertura, já que Santa Catarina é pioneiro e o mais reconhecido produtor de frango do Brasil, além disso os frigoríficos estão em férias coletivas para tentar evitar demissões”, disse o deputado Marcos Vieira.

Além da exportação do frango, a importação do milho que abastece o mercado interno também foi tema do encontro. “Santa Catarina consome sete milhões de toneladas de milho, mas produz apenas três. Se fôssemos importar somente uma tonelada de milho da Argentina, seriam 120 caminhões a mais a passar pela Aduana de Dionísio Cerqueira, que atualmente já não suporta o volume do que é importado”, revelou Marcos Vieira.

A questão do leite, do qual Santa Catarina é o quarto maior produtor nacional também entrou em pauta. “Precisamos melhorar nossa produção e exportar, pois temos qualidade e nossas propriedades rurais estão investindo muito nesse setor”, comentou o deputado.

O ministro interino afirmou que tem uma ligação muito forte com Santa Catarina, já que seu pai é catarinense. “Mas estamos agindo de maneira pontual em cada uma das questões para melhorar nossa produtividade. Uma delas é a contratação de mais veterinários para atuar em Itapiranga, e assim os frigoríficos podem aumentar sua produção. Sobre a Aduana, já estamos em estudos, juntamente com a Secretaria de Estado da Agricultura, para melhorar os processos e evitar a demora. Sobre a volta da exportação da carne de frango, os técnicos do Ministério estão analisando os protocolos para que esse comércio seja novamente reaberto”, confirmou o ministro, que recebeu uma Comissão do Movimento "A Aduana É Nossa", de Dionísio Cerqueira.

A agenda do ministro interino também foi acompanhada pelos deputados federais Celso Maldaner e Valdir Colatto, além do secretário de Estado da Agricultura, Airton Spies.


--
________________________________________________

Comunicação Deputado Estadual Marcos Vieira - PSDB
Giancarlo Baraúna
(48) 3221-2708/(48) 9627-9445

Site: www.marcosvieira.adv.br

Facebook: www.facebook.com/deputadomarcosvieira

Twitter: @marcosvieiradep

Acompanhe Marcos Vieira


Marcos Vieira
Voltar