Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/11/2018 - 15h52min

Milton Hobus relembra os 10 anos do desastre no Vale do Itajaí

Imprimir Enviar
Deputado Milton Hobus FOTO: Paulo Cesar Santos/Divulgação

Essa semana, o Estado relembra os 10 anos da maior tragédia climática que Santa Catarina já registrou. Foram mais de 130 mortos, centenas de feridos e milhares de desalojados e desabrigados. O deputado Milton Hobus (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para resgatar o efeito que o evento causou no Estado. “De 2008 pra cá muita coisa boa aconteceu, diante da dor da perda. Hoje temos um sistema preparado para que a informação chegue até o cidadão,” destacou.

De acordo com Hobus, hoje, Santa Catarina está com áreas mapeadas, no que tange riscos aos moradores. E as áreas mais críticas, como em Blumenau, contam com sensores, que detectam o risco. “Temos um sistema de radares, as mensagens de texto via telefonia móvel e o cidadão recebe na palma da mão a informação do que se aproxima e que muda a realidade do catarinense.” 

Para Hobus, há muito por se fazer e muitos projetos já estão prontos. “Alguns estão licitados, como a barragem de Botuverá, que é a primeira a ter possibilidade de ter múltiplo uso, como fornecimento de água e geração de energia.” 

Na semana que se recorda os 10 anos do desastre que afetou o Vale do Itajaí e Litoral Norte, Milton Hobus destaca a importância de que o futuro governo possa tirar do papel e tornar realidade, inclusive agregando as obras já executadas. Tosos os projetos em execução fazem parte do pacote proposto pela Agência Japonesa de Cooperação (Jica) e que Milton Hobus tirou do papel, após assumir a Defesa Civil do Estado, em 2013, e que tornou a Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina referência nacional e destaque mundial, reconhecido pela ONU e pelos japoneses que propuseram em 2011 as obras estruturantes para conter as cheias que pudessem surgir, como a de 2008.

Milton Hobus teve o trabalho reconhecido pelo deputado Leonel Pavan (PSDB), que na época do desastre de 2008 era vice- governador do Estado. “Nós sofremos muito com isso. Quero aproveitar para dizer muito obrigado por tudo que o senhor (Milton Hobus) fez por nosso Estado.” 


 

Assessoria de Imprensa - Milton Hobus
Deputado - PSD
Paulo Cesar Santos
MTE/SC 05812 - JP
48 3221 2949
48 9911 0153
48 9141 0880

Voltar