Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/10/2019 - 16h15min

Milton Hobus fala sobre recuo da economia do Alto Vale

Imprimir Enviar
Deputado Milton Hobus
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A economia do Alto Vale voltou a recuar no primeiro semestre desse ano. Na comparação com o mesmo período de 2018, o Índice de Performance Econômica das Regiões SC (IPER-SC) caiu 0,65%. Desde 2016, após a maior crise econômica do país, a região vem apresentando queda significativa no indicador.

Os dados são calculados pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) e foram divulgados pelo deputado Milton Hobus (PSD) em sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta semana. Ele apresentou os números dos últimos 10 anos e defendeu investimentos em infraestrutura para o Alto Vale voltar a crescer.

Em 2010, por exemplo, a movimentação econômica da região saltou 18,17% frente ao primeiro semestre de 2009, a maior alta dessa década. O crescimento foi significativo até 2015. Em 2016, porém, houve a primeira queda (-3,85%), reflexo da crise econômica.

“Esse desequilíbrio entre as regiões do Estado tem que ser observado com olhos de empreendedor. O governo precisa olhar para SC e dizer: o que precisamos fazer para equilibrar o nosso ambiente macroeconômico”, afirmou Hobus.

O deputado também destacou o prejuízo da região com a demora para a conclusão da duplicação da BR-470:

“Estamos dependendo de uma rodovia que não suporta mais o desenvolvimento de SC”.

No primeiro semestre desse ano, além do Alto Vale, o Vale do Itajaí registrou queda de -0,2%. A região que amarga o maior recuo da economia foi a Serra (-3,6), seguida pela Grande Florianópolis (-1,9%), Meio Oeste (-1,8%) e Planalto Norte (-1,3%).

O Iper-SC é calculado a partir de cinco grupos de indicadores econômicos: movimentação bancária, consumo de energia, movimentação do comércio exterior, do emprego e frota de veículos.

 

Jacson Almeida
48 999190764
Assessoria de Imprensa - Deputado Milton Hobus

 

 


 

 

Voltar