Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/08/2019 - 17h07min

Hobus defende produtores rurais e é contra PL que proíbe pulverização aérea

Imprimir Enviar
Deputado Milton Hobus
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Produtores de banana catarinenses acompanharam de perto o debate sobre a proibição da pulverização aérea na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nessa terça-feira (13). Projeto de lei que pedia o fim desse tipo de técnica no Estado recebeu parecer contrário do deputado e relator Milton Hobus (PSD), decisão que tranquilizou os bananicultores.

Segundo o parlamentar, a proposta é inconstitucional porque afronta normas da Constituição Federal, além de colocar em risco a sobrevivência econômica de milhares de produtores. Santa Catarina tem hoje 3,4 mil famílias que vivem da bananicultura.

“O caso da banana no Estado, que exporta 80% do que produz, não sobrevive sem a aplicação de algum defensivo agrícola. Há pragas que é preciso pulverizar cinco vezes ao ano. Imagina o produtor com aquela bombinha tendo que passar em cada pé. Muitos agricultores morriam por isso", afirma Hobus.

Ele defendeu ainda o uso da tecnologia, do aprimoramento da agricultura e da eficiência da produtividade, citando estudo que utiliza drones para pulverização aérea.

“Não podemos admitir um projeto que proíbe enquanto o mundo está avançando nessa direção”, destacou Hobus.

O deputado Fabiano da Luz (PT) pediu vistas ao projeto – ele tem prazo até a próxima semana para entregar o pedido. Porém, a maioria dos parlamentares da comissão defendeu o voto do relator pela rejeição ao projeto de lei.

 

Jacson Almeida
48 999190764
Assessoria de Imprensa - Milton Hobus
Deputado estadual

Voltar