Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/02/2013 - 13h06min

Microempresários de Brusque protestam contra aumento de imposto

Comitiva pediu apoio do deputado Serafim Venzon para a revogação do decreto
Imprimir Enviar

Uma comitiva formada pelo presidente, diretores e associados da AMPEBR (Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região) visitou na tarde desta terça-feira, 20, o deputado Serafim Venzon (PSDB), em busca de apoio para a revogação do decreto 1.357, que aumentou a carga tributária das micro e pequenas empresas. Logo após, participaram de uma reunião extraordinária na Assembleia Legislativa.

De acordo com o presidente da AMPEBR, Luiz Carlos Posin, a medida do governo põe em risco a sobrevivência das indústrias têxteis de Brusque. “Com a tributação mais alta, as empresas são forçadas a aumentar os preços e perdem competitividade para outras unidades da federação. Nós já estamos apanhando do mercado chinês”, afirma. As micro e pequenas empresas são os maiores empregadores do Estado.

Em vigor desde 1º de fevereiro, o decreto obriga micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional a recolher a diferença das alíquotas do ICMS do estado de origem do produto e Santa Catarina, o que poderia por fim ao Simples. Para o deputado Serafim Venzon, a solução não é o aumento dos impostos. “O Brasil já está com uma carga tributária demasiadamente alta. Tiradentes morreu por causa de 20%, já estamos pagando 40%. Precisamos encontrar o equilíbrio e o bom senso, por isso vamos ouvir os empresários, o Governo e buscar uma alternativa”, afirma.

Cerca de 700 microempresários protestaram contra o decreto na reunião da Frente Parlamentar do Varejo, realizada no auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa. Uma audiência sobre o assunto já foi agendada com o secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni, no dia 26 de fevereiro.

Voltar