Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/02/2018 - 16h41min

Mês da Mulher: “SC terá que cumprir pacto de enfrentamento à violência”

Imprimir Enviar

Evento na Alesc, organizado pela Bancada Feminina, reunirá entidades, sociedade civil e governo para construir atuação de combate à violência

Apresentar ações referências no combate à violência de todo o Estado, debater políticas públicas e mobilizar entidades e governo para assumir o enfrentamento à violência contra a mulher. Com esses objetivos, a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoverá na véspera do Dia Internacional da Mulher, 7 de março, o “Seminário pelo fim da violência doméstica contra a mulher”, no auditório Antonieta de Barros, das 8h às 18h.

Pela manhã, será realizada a audiência pública “Compromisso pela assinatura e implementação do Pacto Estadual Maria da Penha”, reunindo órgãos como Tribunal de Justiça, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público e representantes do governo estadual, além da Federação Catarinense de Municípios e de diversas instâncias da sociedade civil de todo Estado, para construir atuação firme no combate a esses crimes que tiram a vida de tantas catarinenses.

À tarde, o Seminário apresenta experiências de enfrentamento à violência, reunindo lideranças, estudantes e profissionais de todo o estado.

De acordo com a coordenadora da Bancada Feminina da Alesc, deputada estadual Luciane Carminatti, o evento é uma continuidade dos 11 encontros realizados em Santa Catarina em 2017.

“Percorremos todas as regiões para ouvir as mulheres e levar o debate para quebrar o silêncio sobre este tema, que é muito complexo. O Estado ainda não enfrenta esse grave problema social, e as mulheres não têm garantias de vida e proteção ao denunciarem a violência”, afirma, lembrando que Santa Catarina configura entre os estados mais violentos contra a mulher e ocupa o topo do ranking de tentativas de estupro no país.

O Seminário é realizado em conjunto com a Escola do Legislativo da Alesc, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC), Movimento de Mulheres Camponesas, Fecam e movimento 8MBrasil SC. O evento é gratuito, aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas no link http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos e também no dia e local do evento. A Escola do Legislativo certificará os participantes.

 

PROGRAMAÇÃO:

SEMINÁRIO REGIONAL “PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER” - DIA 7 DE MARÇO - QUARTA-FEIRA

Local: Auditório Antonieta de Barros - Alesc – Das 8 às 18h

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – UM OLHAR ANTERIOR” – GAPA CHAPECÓ – GALERIA MEYER FILHO

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “A DENÚNCIA” – IFSC CAMPUS CAÇADOR

08h – CREDENCIAMENTO

Intervenção artística do Grupo Madalenas na Luta/Teatro das Oprimidas em SC

09h – AUDIÊNCIA PÚBLICA: “COMPROMISSO PELA ASSINATURA E IMPLEMENTAÇÃO DO PACTO ESTADUAL MARIA DA PENHA”

Bancada Feminina da ALESC – Deputadas estaduais Luciane Carminatti (coordenadora), Ana Paula Lima e Dirce Heiderscheidt; Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC); governo do Estado de SC; Fecam; Tribunal de Justiça; Ministério Público e Defensoria Pública.

13h15 - Fala de representantes do 8M BRASIL SC.

13H30 –  MESA 1: APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DE REGIÕES DO ESTADO COM MEDIAÇÃO DA BANCADA FEMININA:

“Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina: feminismo camponês, agroecologia e luta contra a violência no campo”, com Geneci Ribeiro Santos, Adélia Schmitz e Lucimar Margarete Roman, do MMC/SC.

“A resistência das mulheres indígenas”, com Kerexu Yxapyry, liderança Guarani da Terra Indígena Morro dos Cavalos.

“Narrativas e pluralidade das mulheres negras: relatando outras vivências”, com Maria de Lourdes Mina, coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado (MNU/SC) e Luciana de Freitas Silveira, representante das educadoras quilombolas do Projeto de Elevação da Escolaridade do MNU/SC e Associações Quilombolas.

“O olhar da enfermagem para o tema violência contra a mulher”, com Denise Antunes de Azambuja Zocche, Silvana Zanotelli e Michelle Kuntz Durand, professoras da Udesc – campus Chapecó, e Natani Cordeiro Batista, acadêmica do curso de Enfermagem da Udesc - campus Chapecó.

“Rede Catarina de Proteção à Mulher/Guardiões Maria da Penha de Chapecó: pioneirismo”, Tenente Débora dos Santos, Soldado Dayse Mara Mascarello, Soldado Ismael Donizeti Petruci Junior e Soldado Cândida De Martini/2º BPM.

“Experiência da Prefeitura de Campos Novos no enfrentamento à violência contra a mulher”, secretária de Assistência Social de Campos Novos, Celina Manfroi Cassiano Barros.

“A situação da violência e ações de enfrentamento no Planalto Serrano”, com Grupo de Pesquisa, Gênero, Educação e Cidadania na América Latina – GECAL - professoras Mareli Eliane Graupe e Josilaine Antunes Pereira, da Uniplac, Suzane Faita, historiadora, e Erli Camargo, conselheira do MNDH e do CEDH-SC; e “Transmulheres e relação com as famílias”, com Vivian Vitória Melo Vargas e Joelci Cristina Melo Vargas, do Grupo Mães da Diversidade, de Lages.

15h30 – INTERVADO

16H – MESA 2:  APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DE REGIÕES DO ESTADO COM MEDIAÇÃO DA BANCADA FEMININA:

“Estudantes em ação no enfrentamento à violência contra as mulheres: Projeto DIA LARANJA, Escola de Educação Básica DR. Francisco Isabel, de Mafra”, com professora Márcia Goetten Ratacheski, coordenadora do projeto, Fábiana Fátima Plonkoski, auxiliar do projeto, e estudantes Pamela Ap. Krochmalnei, Raiane da Silva Cardoso, Bruno Gabriel de Oliveira, Cassandra Lopes, Gabriela Stoeberl, Thamires Rodriguês de Oliveira e Tainara Schumam Roik, “Embaixadores do Dia Laranja”.       

“Fórum Regional de Debate para o enfrentamento à violência contra as mulheres”, com vereadora Simoni Orzekovski Zarembski, de São Domingos, Karem Cristina Kintschner, do Coletivo Janete Cassol, de Xanxerê, e Bruna Cristina Pompermayer Gugel, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Xanxerê.

“Fórum da Diversidade da Grande Florianópolis”, com Lirous K’yo Fonseca Ávila, assistente social, coordenadora geral da ADEH e presidenta do Fórum.

“Conselho Municipal de Direitos LGBT de Florianópolis”, com Guilhermina Cunha, militante e presidenta do Conselho.

"Basta de violência contra a mulher. Até quando?", com Juliana Gertrudes Moraes Oliveira, do Coletivo Filhas de Maria, "Inclusão social das mulheres trans", com Luisa do Prado Souto, do Coletivo Damas de Paus, de Blumenau, e "Rede Catarina de Proteção à Mulher - a experiência de Blumenau", com a 2ª Tenente Carla Beatriz Lima De Pontes Medeiros, coordenadora da Rede Catarina em Blumenau /10º BPM.

“Vivências do atendimento psicológico na DPCAMI de Caçador”, com André Luiz Bêber de Souza, psicólogo, e Nicolly Cury Da Silva, estagiária de psicologia; “Cotidiano e desafios da Associação Maria Rosa - AMAR: casa de acolhimento e abrigo de Caçador”, com Mirela Carla Urio, assistente social, Neuzeli Aparecida da Silva, psicóloga, Karol Freiras De Oliveira, assistente social, e Marizete Fátima Iaczinski, assistente social, professora da UNIARP.

“Exposição fotográfica ‘A denúncia’: a arte no enfrentamento à violência”, com Patricia Nunes Martins, professora de Artes Visuais do IFSC Campus Caçador, Wesley Caetano Lima e Nathália Cristina Dos Santos, estudantes do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, do IFSC Campus Caçador, realizadores da obra artística em fotografia "A Denúncia’; “Projeto Gênero, Sexualidade e Educação”, com Diogo Moreno Pereira Carvalho, professor de Espanhol, e estudante Thalia Farinon, do IFSC Campus Caçador.

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar