Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/12/2019 - 13h13min

Memória da Guerra do Contestado em debate na Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar

A Guerra do Contestado, batalha épica de pequenos produtores, posseiros e índios, contra latinfundiários, o Estado e empresas multinacionais, tem um novo capítulo, agora na memória catarinense. A tentativa de mudança de nome da região de Vale do Contestado para Vale dos Imigrantes, questionada por pesquisadores e entidades da região, entra em debate nesta terça-feira (10), a partir das 19h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, no evento Memória e Raízes do Contestado.

A abertura da atividade terá o lançamento do CD Um outro olhar do Sul, do músico Pedro Pinheiro, que aborda em suas letras a saga dos trabalhadores e trabalhadoras que vivenciaram o conflito do Contestado, entre os anos de 1912 e 1916. Logo após o lançamento, acontece o debate com a participação do professor do Departamento de História da UFSC, Paulo Pinheiro Machado, e do educador popular fraiburguense Jilson Carlos Souza, que integra o movimento pela valorização das raízes da região do Contestado. 

“São três olhares sobre uma questão fundamental, que é a memória e a história de uma região que até hoje enfrenta as consequencias da Guerra do Contestado. É algo vivo na memória daquela população e que não pode ser apagado”, explica o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que questionou no plenário da Assembleia a proposta de mudança de nome da região do Contestado.

 

O QUE: Debate Memória e Raízes do Contestado com lançamento do CD Um Outro Olhar do Sul, de Pedro Pinheiro
QUANDO: 10 de dezembro – Terça-feira – Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Voltar